O que esperar para a educação em 2023?

29 de dezembro de 2022


A pandemia atuou como um catalisador para mudar o cenário do ensino no mundo todo, acelerando, por exemplo, a adoção do aprendizado online e, posteriormente, do ensino híbrido. 

Nesse cenário, 2020 foi o ano de lidar com o inesperado e, em 2021 e 2022, de adaptar e praticar. Será assim que 2023 virá com a efetivação dessas disrupções ou trará mais novidades? É o que vamos descobrir debatendo as tendências da educação para 2023!

 

Tendências da educação para 2023

Quais as metodologia de ensino devem fazer parte das tendências da educação para 2023? A lista envolve conceitos já muito falados e alguns “novos”, assim como o florescimento de tecnologias, mas aliadas à inserção de “antigas” e com usos mais amplos. Vamos conferir? 

  1. Gamificação 

Apesar de já conhecida, a gamificação é uma dessas abordagens educacionais que visa motivar os estudantes e que deve ser endossada ano que vem. Incorporando design e elementos de jogos no processo de ensino-aprendizagem, ela tem tudo para envolver e fomentar habilidades críticas para as crianças e jovens ao lado da combinação poderosa de tecnologias do próximo item.

Para saber mais sobre a metodologia, nossa dica é o livro Gamificação Escolar de Bolso. A obra vai além de um mero passo a passo, buscando fomentar repertórios, aguçar percepções, desenvolver autonomia e a capacidade de reflexão na prática do professor sobre o tema. 

  1. Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Realidade Virtual 

A combinação de Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) terá um impacto em todos os aspectos da atividade humana, incluindo a educação. De acordo com um relatório da Market Research Future (MRFR), a IA, RA e RV devem ter seu uso elevado no mercado educacional em 18,2% até 2027.

Os dados apontaram que as várias atualizações em tecnologia imersiva impulsionarão esse crescimento do mercado durante o período, ou seja, mais do que assistir, a aula do futuro quer participação e experiência. 

  1. Microlearning

A técnica de Microlearning, também conhecida como nanoaprendizagem, trata-se de uma metodologia em que tópicos complexos são divididos em partes menores e direcionados, no qual se aprende por prazos curtos e fixos. 

 

As sessões de aprendizado são limitadas, utilizam materiais multimídias que se concentram em fornecer informações ​​no menor espaço de tempo possível para garantir que o estudante entenda e aprenda rapidamente. O TikTok pode ser uma das ferramentas aproveitadas para aplicar essa metodologia. 

LEIA TAMBÉM: Tecnologia na sala de aula: ensine Química usando o TikTok

  1. Mentalidade de Educação e Empreendedorismo

A ideia é incentivar o espírito empreendedor desde cedo, incorporando valores como autonomia, independência, pensamento crítico e criativo no processo de ensino-aprendizagem e nos múltiplos componentes curriculares da Educação Básica. Assim, o currículo visará desenvolver desde o espírito de criação até a motivação necessária para garantir o sucesso na vida acadêmica e profissional.

  1. Aprendizagem Holística

A pandemia reforçou a necessidade de mudar o foco e garantir o desenvolvimento global e holístico, onde as competências socioemocionais e acadêmicas são trabalhadas a todo tempo para que os estudantes cresçam para se tornarem indivíduos responsáveis.

Com a aprendizagem holística, os jovens são capacitados para melhorar seus resultados educacionais e adquirir as habilidades necessárias para uma carreira profissional de sucesso. 

Entre habilidades interpessoais que foram reconhecidas como críticas para a sociedade moderna e que devem ser o foco dessa dinâmica estão a resolução de problemas, criatividade, inteligência emocional, colaboração, adaptabilidade e coragem.

  1. Aprendizagem Móvel (m-Learning)

Os dispositivos móveis agora são partes essenciais do nosso dia a dia. Mas os smartphones, tablets, laptops, etc, também têm simplificado a vida estudantil. A Aprendizagem Móvel, também conhecido como M-learning, é uma forma de acessar o conteúdo de aprendizagem usando dispositivos móveis quando e onde quiser, desde que se tenha um aparelho conectado à internet.

Entre as vantagens estão o feedback em tempo real quando inserido na sala de aula e a forma como o método favorece módulos mais curtos e concisos, que são fáceis para os estudantes concluírem rapidamente. 

Alguma dessas tendências da educação para 2023 fará parte do seu dia a dia? Conta para gente nas nossas redes sociais!

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.