Crianças devem aprender a codificar?

15 de setembro de 2021


As crianças de hoje nasceram em um mundo digital. Isso, para alguns, determina que o conhecimento de informática é tão fundamental quanto ler, escrever e ter noções básicas de Matemática. Nessa lógica, aprender a codificar não apenas preparará os estudantes para carreiras em STEM – sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português), como também lhes dará uma compreensão melhor das máquinas com as quais interagirão pelo resto de suas vidas.

A ciência da computação é a nova linguagem do mundo e também uma das ocupações com crescimento mais rápido. Quase tudo em nossas vidas diárias depende de softwares e hardwares. As crianças precisam aprender a codificar porque os computadores e outros dispositivos conectados integrarão o mundo à medida que crescem, assim como a Física, Matemática, Química e Biologia moldam também o nosso agora.

Vários estudos mostram que, em cerca de vinte anos, a incapacidade de codificar será tão preocupante quanto o analfabetismo é hoje. Segundo um estudo da UnB, por exemplo, 30 milhões de empregos serão substituídos por máquinas e softwares até 2026. Parece radical, mas é só o princípio das transformações que vêm por aí. Ensinar crianças a se posicionar nessa realidade fará toda a diferença.

Aprender a codificar é como aprender um novo idioma 

Ensinar crianças a programar quando ainda são pequenas é importante, porque suas mentes são mais flexíveis e abertas. Para elas, aprender a codificar é como aprender uma língua estrangeira, muito mais fácil quando se é jovem. Como recompensa, esse processo aumentará a confiança e criatividade desde cedo. Assim como a arte e o artesanato são uma forma de se expressar, a codificação pode ser uma habilidade envolvente, divertida e capacitadora.

Outro ponto importante é que aprender técnicas de codificação ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico e processos de resolução de problemas, que não são importantes apenas na ciência da computação, mas em todos os aspectos da vida. Por exemplo, a codificação ensina a dividir grandes desafios em tarefas menores e mais gerenciáveis. Ao pensar em etapas, trabalha-se senso de direcionamento e foco, além do reforço nas conexões lógicas, que as ajudarão a aprender como analisar adequadamente diferentes situações no presente e no futuro.

Quer mais motivos para repensar o ensino da codificação na sua escola? Segundo um estudo publicado pela Unesco, intitulado “Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)”, em todo o mundo, apenas 30% das mulheres na educação superior escolheram campos de estudo relacionados a uma dessas quatro áreas. O incentivo às escolas para aprender a codificar a partir do emprego da metodologia STEAM tem o poder de mudar isso e tornar as áreas do conhecimento mais equilibradas.

LEIA TAMBÉM: Meninas na Ciência: a escola pode ajudar a reduzir desigualdades de gênero?

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.