Desvendando o discurso publicitário para o Enem

19 de junho de 2023


O discurso publicitário está presente em todas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto entre as questões das disciplinas quanto como insumo para o desenvolvimento da redação.

Além de informar, esse tipo de texto também serve de complemento para resolver os problemas propostos pelo vestibular. É essencial que os estudantes saibam realizar a interpretação de textos publicitários, analisando as produções além da escrita.

Sociedade do consumo

O discurso publicitário pode estar presente em filmes, séries, jogos, revistas e sites, nas redes sociais, nas rádios e nos podcasts, e até mesmo nos pontos de ônibus.

Por meio dele, as marcas comunicam seus valores, divulgam seus produtos e despertam o interesse em seus potenciais compradores, mesmo que o consumo de tal produto não seja uma necessidade real e imediata.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostrou que o consumo em lares brasileiros teve um aumento de 1,44% nos dois primeiros meses de 2023. Os dados incluem compras em lojas da vizinhança, supermercados, hipermercados e e-commerce.

Esses dados nos mostram como funciona o comportamento de compra de uma sociedade. Em uma era digital, como a que vivemos, adquirir um produto tornou-se mais fácil e prático, assim como o acesso às propagandas.

Análise e pensamento crítico

Desenvolver a análise da área jornalística, bem como o posicionamento crítico, e promover um contato saudável com as redes sociais são algumas das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que, por sua vez, devem estar presentes no dia a dia escolar.

Ao levar as propagandas publicitárias para a sala de aula, os estudantes entendem cada parte do discurso publicitário e os objetivos da mensagem, por exemplo.

Mas como a publicidade não vende apenas os produtos, é essencial destacar que as marcas também comercializam um estilo de vida, a fim de dar aos consumidores a sensação de que, ao realizar uma determinada compra, passam a fazer parte de um grupo seleto de pessoas que pensam de modo semelhante.

Por isso, a interpretação de textos publicitários deve estar presente nas aulas de Língua Portuguesa, explorando cores, imagens e linguagem.

Para isso, coloque os estudantes em contato com jingles (músicas de propagandas), comerciais de TV famosos e anúncios em outdoors para apresentar a eles esse gênero textual, promover um debate sobre as emoções que os conteúdos causaram em cada um deles e identificar o público-alvo dessas peças publicitárias, assim como seus objetivos específicos.

 

A Editora do Brasil apresenta a você uma coleção perfeita para auxiliar nessa etapa de estudos de seus estudantes: Apoema Leitura e Produção de Texto. Nela, você encontra materiais didáticos alinhados com as exigências da BNCC, bem como exemplos de uso de gêneros textuais presentes no universo jovem, sejam eles digitais, orais ou multimodais.

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