Educa Brasil: plataforma é exemplo de formação continuada para educadores

11 de fevereiro de 2021


Na escola, para os educadores, as oportunidades de aprendizagem surgem todos os dias, na interação com este meio e toda a  comunidade. Entretanto, a formação continuada e o desenvolvimento profissional é de vital importância. Esta é a oportunidade de aprimorar competências e aprofundar conhecimentos, além de ser um momento para desenvolver abordagens inovadoras para ensinar em sala de aula. Bons professores tornam-se ótimos professores quando melhoram suas habilidades e expandem os processos. Se, como profissionais, buscam incutir nos jovens a importante noção de ser um estudante ao longo de toda a vida, não há melhor maneira de fazer isso do que praticar o que se prega.

A melhora na formação de professores, no entanto, é um esforço coletivo. Exige apoio da gestão das instituições, que não só deve avaliar suas propostas, mas também estimular que busquem se certificar e se atualizar. Como uma instituição que acompanha esta dinâmica em escolas do país inteiro, a Editora do Brasil tomou para si um papel ativo na questão. Ao identificar as principais necessidades em cursos para professores, ela criou, lá em 2018, o Educa Brasil. Seu principal objetivo era (e continua a ser) oferecer cursos a distância, gratuitos e com certificação, voltados tanto para gestores quanto professores. Ademais, baseando-se sempre nas exigências mais atuais da Educação Básica. 

Formação continuada com qualidade garantida!

Ao longo do tempo de vida do Educa Brasil, cada ano trouxe uma nova edição, especialmente moldada a um segmento e suas necessidades mais urgentes. A de 2019, por exemplo, destinava-se, principalmente, a educadores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, das redes pública e privada. O curso oferecido, “Mudanças e continuidades à luz da BNCC”, contemplava módulos básicos sobre os fundamentos e estrutura da Base. Bem como, cursos específicos para gestores e professores das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As competências cultura digital e as capacidades comunicativas eram trabalhadas em módulos específicos, justamente pela importância dessas temáticas no contexto educacional brasileiro.

A atual edição em vigor apresenta o curso “Novo Ensino Médio: dos fundamentos teóricos aos desafios da implementação”. Conteúdo ideal para os profissionais se aprofundarem nas mudanças e novidades deste segmento. São oito módulos, em que os quatro primeiros devem ser cursados por todos os inscritos e os quatro últimos de acordo com a área de atuação. Ainda assim, gestores escolares devem cursar todos. As atividades são flexíveis, ou seja, cada professor monta seu plano de estudos de acordo com a própria agenda. Não há data específica para início de cada módulo e nem prazo para encerramento. Após o término dos módulos, o cursista conta com certificado de conclusão.

A qualidade da formação continuada do Educa Brasil é atestada em sua história, no material desenvolvido e na dedicação dos profissionais que estão à frente dos cursos, lecionando as aulas, e dos que estão no planejamento, atentos em oferecer o melhor conteúdo. Ao todo, já foram mais de 40 mil educadores formados, e queremos fazer mais! Por isso, continue atento ao blog e redes sociais da Editora do Brasil, para se manter por dentro do que vem por aí!revista Arco 43

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.