EDUCAÇÃO DIGITAL: PRINCIPAIS DESAFIOS EM SALA DE AULA

21 de outubro de 2024


Sancionada em janeiro de 2023, a introdução da computação em sala de aula pela Política Nacional de Educação Digital trouxe novas regras para o cenário da Educação Básica em 2024. Segundo o PNED, que estabelece diretrizes e metas para a promoção do uso de tecnologias digitais no processo de ensino, as escolas brasileiras devem inserir a Educação Digital em seus ambientes, estimulando o letramento digital e a aprendizagem de competências fundamentais para os desafios do século XXI, como a tecnologia assistida e o pensamento computacional.

Letramento digital: o que é, afinal?

A abordagem do letramento digital em sala de aula visa integrar o uso de ferramentas e competências digitais ao processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo nos alunos a capacidade de utilizar tecnologias de forma crítica, criativa e responsável. Isso vai além de simplesmente aprender a usar dispositivos digitais, sendo uma forma de preparar os estudantes para as demandas da sociedade e do mercado de trabalho contemporâneos. O letramento digital pode fomentar a criatividade dos estudantes ao permitir que que eles experimentem, por meio de ferramentas digitais, conteúdos inovadores, como podcasts, vídeos, entre outros formatos.

No entanto, entre tantos benefícios, os desafios da Educação Digital no Brasil são significativos e abrangem várias esferas, desde infraestrutura até questões pedagógicas e de capacitação. Aqui estão alguns dos principais obstáculos:

1. Digitalização: principais desafios na educação

Muitas escolas, principalmente em áreas rurais e periféricas, não têm infraestrutura adequada, como acesso à internet de alta qualidade ou computadores para todos os alunos.

Outro ponto importante é que, muitas vezes, famílias de baixa renda não têm acesso a dispositivos como smartphones, tablets ou computadores em casa, o que prejudica a continuidade dos estudos fora do ambiente escolar.

2. Capacitação de professores

Além da falta de formação adequada para integrar ferramentas digitais de forma eficaz no processo de ensino por parte de alguns professores, outros também apresentam uma certa resistência à adoção de tecnologias devido à insegurança com o uso de plataformas digitais e até mesmo por falta de conhecimento técnico.

3. Falta de conteúdos qualificados

Outro grande desafio é a transição do material didático tradicional para plataformas digitais, que muitas vezes não é bem estruturada. Muitos conteúdos online ainda seguem o formato de leitura passiva, sem explorar as interações e as possibilidades que as ferramentas digitais oferecem.

4. Formação digital dos estudantes

Embora as novas gerações estejam cada vez mais familiarizadas com a tecnologia, a alfabetização digital – ou seja, o uso crítico, responsável e eficaz das ferramentas digitais – ainda não é amplamente ensinada. Muitos alunos utilizam a internet e dispositivos apenas para entretenimento, sem desenvolver habilidades como pesquisa, análise crítica e uso de plataformas educativas.

5. Desconexão curricular

Muitas vezes, o currículo escolar e os métodos de ensino tradicionais não são atualizados para refletir o novo contexto digital. Isso pode levar a uma desconexão entre o que é ensinado e as demandas de um mundo cada vez mais digital e interconectado.

6. Dificuldades de avaliação na educação digital

Avaliar o aprendizado no ambiente digital pode ser um desafio, pois os métodos tradicionais de avaliação não são facilmente transferíveis para plataformas digitais. A falta de

ferramentas de avaliação adaptadas ao ensino digital é um ponto crítico e que deve ser trabalhado.

No próximo Programa do Livro Didático (PNLD 2026) para o Ensino Médio, os professores da rede pública poderão escolher um livro didático para Educação Digital, para ele e para o estudante.

Quer saber mais sobre a tecnologia na escola? Leia o nosso artigo!

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