Enem 2022: dicas e regras para se dar bem no dia da prova
4 de novembro de 2022
O Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) vem aí! Realizada em dois domingos consecutivos, nos dias 13 e 20 de novembro, a atual edição está cheia de surpresas que valem ser repassadas.
As novidades incluem:
- Enem Digital, além do impresso: já implementado desde 2021, mas em maior escala este ano;
- Enem Seriado: a partir de agora o exame será aplicado todo final de ano aos estudantes do Ensino Médio e, no final do 3º ano, obtêm-se uma pontuação final, que poderá ser utilizada para ingressar no ensino superior. Em 2022, somente os alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio entram nessa novidade;
- Visando mais segurança, o Enem 2022 também terá cadernos personalizados com o nome e o número de inscrição do candidato impressos na capa, assim como o cartão de resposta, encartado na prova;
- Diferente do ano passado, nas cidades em que não existe mais a obrigatoriedade do uso da máscara em locais fechados, o uso é facultativo.
Como é a prova do Enem?
Além da redação dissertativa-argumentativa, que deve ter no máximo 30 linhas, e ser desenvolvida a partir de uma situação-problema, há quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de cada área do conhecimento:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias;
- Ciências humanas e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias.
O que cai no Enem?
Na semana que antecede as provas e entre uma aplicação e outra, é interessante fazer uma revisão leve dos conteúdos mais frequentes, a dica esperta é que as matrizes de referência do Enem 2022 determinam o que será avaliado em cada área de conhecimento. Vale conferi-las, assim como dar uma olhada nas provas e gabaritos anteriores.
O legal é que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) investiu em acessibilidade e criou uma plataforma Videoprova em Libras com todas as questões em Língua Brasileira de Sinais, assim como uma playlist do Enem em Libras no canal do Inep no YouTube.
E ainda tem mais: as cartilhas do participante têm dicas de como estruturar um texto e explicações sobre como funciona a correção e quais os critérios usados. Dá para fazer uma revisão caprichada!
Primeiro e Segundo dia do Enem 2022
No dia 13, primeiro domingo do Enem 2022, os candidatos farão as provas de Linguagens e Códigos (45 questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua estrangeira — Inglês ou Espanhol), Ciências Humanas (45 questões de Geografia, História, Filosofia e Sociologia) e a redação.
LEIA TAMBÉM: “Xô” decoreba: contexto é tudo na hora de ensinar e estudar gramática.
No domingo seguinte, dia 20, chega a hora da prova de Ciências da Natureza (45 questões de Biologia, Química e Física) e Matemática (45 questões). Os estudantes terão cinco horas e meia para resolver as provas no primeiro dia e cinco horas no segundo.
O que estudar na reta final?
A melhor estratégia para esse estágio final próximo à prova é identificar suas prioridades. Os alunos precisam entender exatamente seus pontos fortes e fracos e definir metas de aprendizado com base nisso.
Ao estudar para o Enem 2022, é válido anotar o que pensa e aprende. As pessoas tendem a se lembrar mais das coisas em que estavam realmente envolvidas. Isso significa uma melhor memorização do que foi lido, entendido e reescrito de acordo com a própria ordem de raciocínio.
Outra ótima maneira de lembrar melhor o que você aprendeu é discuti-lo com alguém. Grupos de estudo são muito úteis para isso. Quando falamos de algo, não só temos mais ideias, como as conectamos a outros temas e contextos.
Por fim, se o aluno ainda não conhece a estrutura do Enem 2022 e o que ele realmente trata, tanto em termos de conteúdo quanto de formatação de questões, é hora de garantir que isso aconteça. Fazer um exame sem treinamento muitas vezes resulta em perda de tempo e estresse, reflexo direto dos resultados obtidos.
Regras que valem lembrar sempre para o Enem 2022:
- No dia da prova, só serão aceitas canetas esferográfica de tinta preta e de material transparente;
- Após os portões fecharem, ninguém entra. É necessário chegar dentro do horário estipulado: os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. Por sua vez, as provas começam às 13h30;
- São proibidos durante a prova: óculos escuros, bonés, chapéus e afins; lápis, borracha, lapiseira e calculadoras; fones de ouvido, relógios, chaves e quaisquer dispositivos eletrônicos.