Enem: como trabalhar as habilidades socioemocionais dos estudantes para a prova?
17 de abril de 2023
O preparo de estudantes para os vestibulares requer a capacidade de gerenciar as próprias emoções em momentos que causam ansiedade e estresse. Para isso, estimular o desenvolvimento das habilidades socioemocionais é essencial no decorrer da jornada de estudos.
Assim como os discentes, é preciso que educadores também fortaleçam essas habilidades para servirem de exemplo e serem capazes de dar suporte emocional aos estudantes. Neste artigo, você encontrará formas de como trabalhar habilidades socioemocionais em sala de aula para ajudar os estudantes a lidar com a pressão antes e durante a prova do Enem.
Habilidades socioemocionais em educadores
Com os ânimos à flor da pele, a ansiedade e o medo do novo batendo na porta, os jovens que estão se preparando para a temporada de vestibulares no fim do ano podem ver o ambiente escolar como um lugar ainda mais seguro para desabafar e encontrar apoio.
Nessa etapa, cabe aos professores estarem prontos para acolher e abrir a comunicação com os estudantes, ajudando-os a entender seus receios e esclarecendo suas dúvidas. Com esse intuito, desenvolver as habilidades socioemocionais de empatia, comunicação e resiliência é algo de extrema importância.
Por meio da empatia, os docentes conseguem se colocar no lugar dos estudantes, entendendo e sentindo suas emoções, a fim de identificar as necessidades de cada um. Após conversar com o jovem e compreender o que ele precisa, é a vez da resiliência entrar em ação. O educador precisará se adaptar às diferentes situações entre os estudantes para superar obstáculos.
A prática em sala de aula
Para abrir o canal de comunicação com a turma, pense em formas de envolver os estudantes individualmente e em grupo. Assim, eles se sentirão confortáveis em compartilhar questões mais específicas quando conversarem com você a sós, mas não deixarão de desenvolver a habilidade socioemocional com as interações entre colegas.
Durante o contato individual, ofereça feedbacks construtivos e incentive a discussão dos tópicos pontuados por você para trazer reflexões e traçar soluções. Como um complemento a esse feedback, pense em um plano de estudos personalizado para cada aluno, levando em consideração suas necessidades, seus pontos fortes e formas de integrar ações que minimizem os medos e as ansiedades.
E, para mobilizar a todos, crie um ambiente de sala de aula positivo e seguro, onde os alunos se sintam confortáveis em expressar suas emoções e preocupações. Leve dinâmicas que promovam o apoio e a comunicação entre estudantes.
Preparação socioemocional para estudantes
O desenvolvimento de habilidades socioemocionais por parte dos estudantes os ajudará não apenas na prova do Enem, mas também na vida profissional e nos relacionamentos. Por isso, falar sobre o assunto em sala e mostrar exemplos práticos pode potencializar esse aprendizado.
Lembre-se de que estudantes que se sentem apoiados emocionalmente têm maior probabilidade de agirem com confiança e terem um bom desempenho na prova. Conte, também, com uma dica de leitura: no livro “Há sempre um sol”, Giselda Laporta Nicolelis explora assuntos delicados, e um tanto polêmicos, sobre a saúde mental dos adolescentes e seus traumas.