Escolha da profissão e a influência dos pais: bom ou ruim para os jovens?
27 de outubro de 2022
“O que eu vou ser quando crescer?” Qual jovem não se perguntou sobre isso pelo menos uma vez? Definir a futura profissão é um momento decisivo na vida dos adolescentes que chegam ao Ensino Médio, muitas vezes a decisão é tomada olhando para seus pais como modelos ou conselheiros de carreira.
Mas faz sentido a escolha da profissão ser feita sob influência parental?
Escolha da profissão sob influência parental positiva e negativa
A influência dos pais na escolha profissional dos filhos pode ser positiva ou negativa. A importância da família na escolha profissional pode ser medida pelas consequências das expectativas dos pais em relação à formação profissional de seus filhos e o exemplo que dão, aliado aos valores que apresentam à família, aos amigos e à sociedade.
Eles oferecem oportunidades para as crianças aprenderem e se desenvolverem? O tipo de relacionamento entre pais e filhos é baseado em comunicação? Tudo isso importa!
Muitas crianças crescem idealizando a carreira de seus pais. Se o trabalho dos pais for muito satisfatório ou proporcionar um estilo de vida confortável, as crianças perceberão os benefícios desde cedo e poderão preferir essas ocupações a outras.
Em contrapartida, são mais propensas a buscar papéis mais gratificantes ou mais bem pagos se os pais reclamarem de seus empregos ou da dificuldade em sustentar as famílias.
Forçar os seus filhos a seguir certas carreiras, acreditando que estão incentivando a alcançar padrões elevados é um exemplo de pais que escolhem a profissão dos filhos e lhes tiram grandes aprendizados sobre autonomia e maturidade. Pais podem fazer sugestões de carreira, mas devem evitar pressioná-los a seguir uma carreira específica.
As táticas de pressão tem tudo para sair pela culatra e aumentar a resistência ao conselho.
Em termos de escolha da profissão, pais podem:
- Auxiliar em vez de dirigir o processo de tomada de decisão;
- Consequentemente, apoiar a decisão que for tomada;
- Dar a liberdade e o tempo para a criança e o jovem descobrir suas habilidades;
- Fornecer impulso para o desenvolvimento e realização, bem como, a motivação para perseguir interesses e ambições;
- Tentar sempre incutir uma atitude responsável, madura e confiante;
- Ser positivo em vez de crítico.
Dicas para ajudar na escolha da profissão dos jovens:
- Incentive-os a obter o máximo de educação possível;
- Ajude-os a descobrir seus talentos e habilidades;
- Desenvolva suas compreensões do mundo do trabalho;
- Ensine-lhes habilidades de tomada de decisão;
- Incentive a busca de interesses e ambições.
A escola e os educadores podem criar ciclos de conversas entre os pais e a comunidade onde se identificam em suas semelhanças e diferenças e possam conversar sobre a necessidade de permitir e não controlar. Palestras, ciclos de debate, reuniões, tudo o que for capaz de muni-los para uma influência parental positiva.