Filmes sobre Educação: 5 professores famosos do cinema
9 de abril de 2019
Por Agência Bowie – Editora do Brasil
O universo das escolas está muito bem representado na sétima arte, principalmente em Hollywood. São muitos os filmes sobre Educação que foram produzidos nas últimas décadas e, claro, sempre têm aqueles que ficam na memória. Geralmente, os professores são os personagens que mais amamos nesses clássicos da telona (alguns deles também amamos odiar!).
Por isso, separamos uma lista com os 5 famosos e icônicos professores, que já figuraram nas telonas do cinema e telinhas da televisão. Alguns deles são de filmes incríveis sobre Educação. Vale a pena conferir!
1- John Keating (Robin Williams) em “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989)
Um dos filmes sobre Educação mais inspiradores de todos os tempos. Sim, estamos falando de Sociedade dos Poetas Mortos. Nele, Robin Williams interpreta John Keating, professor de Inglês fã das poesias de Walt Whitman (você soltou um O Captain! My Captain! agora, né?) e do lema Carpe Diem (Aproveite a vida). A trama conta a passagem do professor em uma escola privada, de elite e extremamente rígida nos EUA na década de 1950. Seus métodos incluem ensinar o pensamento livre aos alunos, principalmente através da poesia. Com isso, surgem inúmeros conflitos com o método arcaico da instituição e as consequências não são fáceis. Imperdível!
2- Louanne Johnson (Michelle Pfeiffer) em “Mentes Perigosas” (1995)
Mentes Perigosas é um clássico dos anos 90! Logo no início, o memorável rap Gangsta’s Paradise, do rapper Coolio, escrito para o filme e que virou um mega-hit, dá o tom da trama. Nela, Michelle Pfeiffer interpreta Louanne Johnson, recém-chegada professora substituta para a turma mais problemática da escola (se você é professor, com certeza já se identificou!). Os alunos, em sua maioria representantes de minorias raciais e econômicas, enfrentam grandes problemas com crimes, drogas, etc. Com muito jogo de cintura, Louanne vai fazendo o seu papel pela educação desses jovens, como o exemplo clássico do paralelo feito entre rap, Bob Dylan e o poeta Dylan Thomas. Outra pérola que você precisa assistir!
3- Mark Thackeray (Sidney Poitier) em “Ao mestre, com carinho” (1967)
Esse é, definitivamente, um clássico do cinema mundial e um dos primeiros filmes a se tornar referência quando o assunto é professores idealistas em uma classe problemática. A história retrata a trajetória de Mark Thackeray, um professor negro em uma escola predominantemente de alunos brancos de uma comunidade pobre de Londres. Mesmo com o teor racial, o filme foca nos problemas comuns da adolescência, vividos pelos alunos, que veem no professor a figura de um líder inspirador.
4- Dewey Finn (Jack Black) em “Escola de Rock” (2003)
Esse é um filme que ensina muito sobre a importância da Arte e da Música para a Educação, e usa a comédia de forma brilhante para retratar isso! Na trama, Jack Black interpreta Dewey Finn, um roqueiro desempregado que consegue um emprego como professor substituto em uma prestigiada escola particular. O problema? Ele não tem o mínimo conhecimento para lecionar as disciplinas comuns, como História e Matemática… o único assunto que domina é o rock! Porém, a mágica acontece quando ele descobre que alguns de seus alunos possuem incríveis talentos musicais, e resolve criar a sua própria (e secreta) “Escola de Rock”, formando uma banda para participar de um concurso. Ao longo do filme, tanto os alunos quanto o próprio professor amadurecem emocionalmente, e o resultado é apaixonante.
5- Dolores Umbridge (Imelda Staunton) da franquia “Harry Potter” (2001-2011)
Claro que os maus exemplos não poderiam faltar. Afinal, é sempre bom relembrar como não devemos ser, né? Esse é o caso da professora Dolores Umbridge, uma das grandes vilãs da franquia de filmes de Harry Potter. Por trás de uma aparência relativamente “fofa”, Dolores é uma pessoa controladora que não deve ser questionada e, quem o fizer, deverá ser severamente punido. Além disso, ela adora subjugar e humilhar quem considera inferior, um verdadeiro exemplo de péssimo professor. Mas, com certeza, você já encontrou alguém assim na vida, né?
E você, quais os filmes sobre Educação e os professores do cinema que mais te marcaram? Conta para nós!