Gamificação: 7 vantagens de usar essa metodologia em suas aulas

25 de outubro de 2024


A gamificação é uma metodologia de ensino que utiliza elementos de jogos para gerar conhecimento entre os estudantes

Se um dia eram completamente proibidos em sala de aula, hoje os jogos podem representar uma metodologia de ensino inovadora em muitas escolas. Estamos falando da gamificação, uma forte aliada no processo de aprendizagem dos estudantes, que torna a experiência de ensino muito mais imersiva e divertida.

A gamificação é um conceito que vem ganhando força nos últimos anos, e a sua utilização sendo incentivada cada vez mais, em sala de aula. Pesquisas recentes reforçam a validade dessa metodologia como artifício para uma melhor assimilação do conteúdo por parte dos estudantes. De acordo com um estudo científico publicado no periódico International Journal of Human – Computer Studies, alunos que tiveram um ensino baseado em gamificação aumentaram seu desempenho em até 89,45% em comparação com aqueles que receberam apenas palestras e aulas comuns.

Quer saber quais são os benefícios que a gamificação aplicada no dia a dia das escolas pode trazer? Então, confira 7 vantagens :

1- Motivação e engajamento: a gamificação transforma tarefas que podem ser vistas como monótonas ou difíceis em atividades envolventes e divertidas.

2- Aprendizado ativo: a partir da interação constante, a gamificação incentiva o aprendizado ativo, promovendo a resolução de problemas e o pensamento crítico.

3- Feedback imediato e contínuo: em ambientes gamificados, os alunos recebem feedback constante sobre seu desempenho, o que ajuda a ajustar o aprendizado em tempo real e a identificar o que precisa melhorar.

4- Desenvolvimento de competências sociais: a gamificação envolve colaboração e competição saudável, promovendo o trabalho em equipe e a interação entre os alunos.

5- Promoção da autonomia: ao permitir que os alunos escolham como progredir, a gamificação incentiva a autonomia e a autoaprendizagem.

6- Auxílio de plataformas digitais gamificadas: existem várias plataformas educacionais que já incluem elementos de gamificação que permitem criar quizzes e competições em sala de aula.

7- Níveis e progressão: dividir o conteúdo em níveis de dificuldade permite que os alunos avancem à medida que dominam o conteúdo e, dessa formam, sintam o próprio progresso durante o ano letivo.

Desafios da gamificação na educação: preste atenção!

A falta de acesso a dispositivos ou internet em algumas escolas pode limitar a aplicação da metodologia. Além disso, se a gamificação for mal utilizada, os alunos podem se concentrar demais nas recompensas (como pontos ou prêmios) e perder o foco no aprendizado. Por isso, todo cuidado é pouco.

Em relação às competições, é importante tomar cuidado para não desmotivar os alunos por não alcançarem o mesmo nível dos outros. Logo, faz-se necessário um equilíbrio entre a competição e a colaboração entre os estudantes. Medir o aprendizado em ambientes gamificados pode ser um desafio, especialmente se o foco estiver no progresso dos jogos e não no desenvolvimento do conhecimento. Ou seja, equilíbrio é tudo!

Quer entender melhor a metodologia de gamificação? Leia o artigo sobre o tema no nosso blog!

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h