Coleção GEO
A Coleção GEO foi preparada para que os objetivos do ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental sejam alcançados com êxito. Para tanto, os conteúdos encontram-se organizados de modo a atender a cada uma das unidades temáticas e as respectivas habilidades de Geografia propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Nesse sentido, a coleção busca valorizar uma aprendizagem que atribui significado aos conteúdos trabalhados em sala de aula, sendo viabilizada quando estes interagirem com as estruturas cognitivas e com os saberes preexistentes dos alunos.
GEO tem conteúdos e ferramentas digitais disponíveis no Laboratório Educacional Brasil (LEB), um ambiente virtual especialmente elaborado para proporcionar uma experiência dinâmica e transformadora com o conhecimento.
- Capas inovadoras, com acabamento sofisticado e sobrecapas em PVC transparente, que transmitem a ideia de “olhar para o mundo através de uma janela”.
- Diversos recursos digitais.
- Texto acessível e conteúdos apresentados de modo atraente.
- Única coleção de Geografia que reúne todos os conteúdos com qualidade em menos de 900 páginas.
- Todos os volumes são finalizados com um caderno de Temas Complementares.
- 100% alinhada à BNCC.
- Manual do Professor com comentários do Livro do Aluno – englobam objetivos, orientações gerais e específicas, sugestões de trabalho e de avaliação e, ainda, atividades e recursos complementares.
- Objetivos das unidades: cada item indica o trabalho com determinado conteúdo dentro dos capítulos que compõem a unidade temática. Os objetivos servirão como pré-requisitos para o entendimento de estudos posteriores.
- Objetivos dos capítulos: no início de cada capítulo, são apresentados os objetivos específicos que buscam contemplar o aprendizado do estudante em uma escala mais detalhada de entendimento.
- Conhecimento prévio: ao iniciar o trabalho com um novo conteúdo, o Livro do Aluno traz um quadro de questionamentos ou propostas de reflexão. Nele estão indicadas questões iniciais de sondagem do conhecimento prévio do estudante, excelente oportunidade para fazer uma avaliação diagnóstica.
- Orientações – Questionamentos: sugestões específicas sobre como conduzir os questionamentos que acompanham grande parte dos recursos, como mapas, gráficos, fotografias, esquemas ou infografias.
- Orientações e sugestões: recomendações para a abordagem do conteúdo em sala de aula.
- Na BNCC – Geral: indicações de como as Competências Gerais da Educação Básica e das Ciências Humanas estão sendo abordadas.
- Na BNCC – Geo: indicações de trabalho com as habilidades específicas da Geografia. A unidade temática e os objetos do conhecimento estão registrados ao lado das habilidades.
- Outras ideias: sugestões de livros, filmes, vídeos, sites, textos ou outros recursos complementares para enriquecer o conhecimento e o trabalho docente.
- Proposta avaliativa: sugestões de trabalhos avaliativos e de diagnóstico para serem realizados com os estudantes.
- Atividades complementares: propostas de atividades extras que deverão auxiliar os estudantes a alcançar os objetivos de aprendizagem dos conteúdos específicos.
- Soluções das atividades: ao final dos capítulos, são apresentadas as respostas das questões e algumas orientações específicas para o trabalho e o encaminhamento nos diferentes blocos de atividades.
O Manual do Professor é dividido em duas partes. A primeira delas apresenta, detalhadamente, a estrutura da coleção, os conteúdos ano a ano e os objetivos de cada uma das seções do Livro do Aluno. Aborda também as concepções teórico-metodológicas e didático-pedagógicas que nortearam a produção do material sobre o trabalho de iniciação e aprofundamento cartográfico. Além disso, traz sugestões de trabalhos e dinâmicas em sala de aula e indicações de atualização profissional e de formação continuada para o aprofundamento da prática docente. Na segunda parte, são apresentados os objetivos das unidades e dos capítulos e, no formato página a página, são destacadas as competências e as habilidades de Geografia recomendadas pela BNCC, assim como uma série de sugestões e comentários pedagógicos que facilitarão e ampliarão as possibilidades de trabalho dos conteúdos dos capítulos.
Também são indicadas atividades complementares, sites e bibliografia para os estudantes, bem como formas de avaliação alternativas, além de respostas das atividades de final de capítulo e dos questionamentos de análise e reflexão dispostos ao longo dos volumes.
A proposta didático-pedagógica da coleção é baseada na aprendizagem significativa dos conteúdos elencados em cada volume. Para consegui-la, há conteúdos e atividades de ensino que vão além da simples memorização de fatos, nomenclaturas e definições. Dessa maneira, no decorrer dos capítulos são propostos textos e questionamentos que buscam mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e, ao mesmo tempo, relacioná-los aos novos fatos e conceitos abordados.
Recursos digitais para os professores, disponíveis na plataforma LEB – Laboratório Educacional Brasil:
- Atividades interativas
- Audiovisuais
- Banco de questões
- Caderno de cartografia
- Galeria de mapas
- Livro digital
- Planejador de aula
- Sequências didáticas
Recursos digitais para os estudantes, disponíveis na plataforma LEB – Laboratório Educacional Brasil:
- Atividades interativas
- Audiovisuais
- Caderno de cartografia
- Galeria de mapas
- Livro digital