Maneiras de desenvolver habilidades socioemocionais durante o recreio

2 de fevereiro de 2022


Embora nem sempre as pessoas pensem em ambientes de aprendizagem não tradicionais como lugares para as crianças desenvolverem conhecimentos, competências e habilidades socioemocionais, a verdade é que locais como o parquinho da escola e o refeitório, além dos programas feitos após as aulas, são perfeitos para isso. Afinal, o lugar e o modo como as crianças aprendem são muito importantes no que diz respeito ao seu desenvolvimento completo e não devem ser limitados. 

O recreio oferece o momento, espaço e ambiente ideais para as crianças aprenderem habilidades de cooperação, consciência social e trabalho em equipe, dando-lhes a capacidade de ter empatia pelos colegas em suas mais diversas origens. Tudo isso dentro de brincadeiras e atividades leves e divertidas.

Como trabalhar as habilidades socioemocionais na escola?

A primeira dica para um recreio que trabalhe as habilidades socioemocionais é adicionar jogos cooperativos a ele. Os jogos cooperativos são atividades divertidas que promovem a inclusão, a resolução de problemas e o trabalho em equipe entre as crianças. Podem variar de jogos de tabuleiro, físicos até jogos digitais online. A ideia é que os participantes baseiem-se no princípio de que pode ser tão divertido jogar um com o outro quanto um contra o outro. 

LEIA TAMBÉM: Propostas para uma sala de aula envolvente

Depois dos jogos, a ideia é reservar um tempo para reflexão, uma maneira de permitir que as crianças resumam, discutam e compartilhem suas experiências sobre o jogo. Os professores podem utilizar esse tempo para encorajar comportamentos positivos que eles notaram durante o recreio e incentivar as crianças a fazerem o mesmo. Praticar esse tipo de atividade ajuda a desenvolver a reflexão como um hábito de aprendizagem. 

Como consequência, as crianças aprendem a habilidade de avaliação. Isso ajuda a acelerar seu progresso e lhes dá a capacidade de pensar sobre como melhorar sempre. Ao refletir sobre os incidentes durante o recreio, o aluno pode aprender a mostrar empatia genuína e, depois, a compaixão. Aí vem outro ponto importante: incorporar a resolução de conflitos. É menos provável que eles surjam ou sejam mais bem tratados com a prática da empatia durante o recreio, porém, em qualquer tipo de cenário, é fundamental que as crianças aprendam a compreender os sentimentos dos colegas. 

Importante: o recreio é o lugar perfeito para verificar aprendizagens

Tempo de brincar é sagrado. Torna-se mais difícil desenvolver as habilidades socioemocionais das crianças em uma escola onde o tempo todo é estruturado e programado. Durante o recreio, todos os alunos têm acesso a um espaço aberto para exibir sua vontade de brincar e demonstrar o desenvolvimento emocional e social também pela forma como escolhem brincar juntos. Isso é lindo e deve ser respeitado. Será natural que, ao lidar com habilidades socioemocionais nas brincadeiras e espaços do recreio, as crianças comecem a praticá-las.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.