Manual do Professor: ferramenta essencial ao trabalho do docente

11 de agosto de 2020


Manual do Professor tem múltiplas funções ao profissional. Segundo o edital do PNLD 2021, destinado a distribuição de obras do Ensino Médio, uma delas é “disponibilizar subsídios para a autonomia do professor, possibilitando diferentes modos de apresentação e ordenação do conteúdo”. Ou seja, é errônea a ideia de que o Manual cria barreiras à criatividade do educador.

Se utilizado em toda sua completude, além de trazer referências fundamentais para o trabalho, consolida-se como uma ferramenta de aperfeiçoamento. Da mesma forma, de expansão dos estudos do docente e base para um novo plano de aula. Além de colaborar com as avaliações formativas, de larga escala e suprir as dificuldades de aprendizagem dos estudantes.

Mas afinal, como os professores podem melhor aproveitar tudo o que esse material tem a oferecer?

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Trabalho em grupo

A função do Manual do Professor é trazer sugestões de procedimentos e abordagens. Ainda assim, as possibilidades de uso delas dependem da visão do profissional que tem o livro didático e seu material de apoio em mãos. Se o professor vê o Manual como uma receita de bolo e espera apenas soluções dos problemas, atividades e exercícios oferecidos ao estudante, ele será uma ferramenta desprovida de qualquer estratégia.

Um ponto de partida para mudar essa visão arcaica é, assim que receber os livros didáticos e seus componentes, passar a organizar reuniões com todo o corpo docente, coordenadores e até gestores, para trocar experiências e visões. A recorrência das reuniões deve ser marcada de acordo com as necessidades de cada escola.

As discussões podem partir de grupos segmentados por disciplinas e depois trocadas com todos. Com certeza, ideias de boas práticas vão surgir, não apenas dentro de cada área do conhecimento, mas também em possibilidades interdisciplinares, interligando sequências didáticas propostas nos livros.

Tenha aulas dinâmicas com a ajuda do Manual do Professor 

Como formar estudantes mais conectados e integrados nos meios digitais sem incluir o professor na cultura digital? É por isso, que além dos recursos disponíveis no manual impresso, há também o material digital: composto de videotutorias e coletâneas de músicas – essas endereçadas, especificamente, ao ensino de Arte.

O PNLD 2021 é composto de cinco objetos. Este ano será contemplado apenas o primeiro deles, para a distribuição de obras didáticas de “Projetos Integradores”, que trarão seis videotutoriais (um por projeto) e de “Projeto de Vida”, com três videotutoriais. Esses recursos têm caráter complementar a sequência didática e retomam elementos-chave apresentados na obra impressa, mas com as facilidades disponíveis na linguagem audiovisual.

Novas ideias

Ao ser inserido no digital, o educador também pode trazer essas facilidades para a ensinagem e propor uma expansão a seu plano de aula. Por exemplo, se uma atividade do Manual do Professor aborda um determinado período histórico, além de cumprir o que é apontado na sequência didática, ele pode sugerir a produção de um blog ou portal de notícias em que os alunos pesquisam, escrevem e atualizam. Só com essa atividade, o professor garante o exercício das seguintes competências gerais da BNCC:

1 – conhecimento: ao “valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade […]”.

2 – Pensamento científico, crítico e criativo: ao “exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade […]”.

5 – cultura digital: ao propor ao estudante “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais […]”.

Aliás, uma das funções do Manual do Professor é justamente demonstrar a diferença de se trabalhar com competências gerais e específicas. E, ao mesmo tempo, com habilidades a partir de exemplos concretos. Isso significa demonstrar como trabalhar com a BNCC em aulas dinâmicas. Juntamente com oferecer não só esclarecimentos sobre o trabalho como conhecimentos, atitudes e valores relacionados a ela.

Organize e priorize conteúdos do Manual do Professor

Para facilitar e agilizar o trabalho com o Manual do Professor, o docente pode setorizar os conteúdos. Uma opção é marcar as páginas, definindo prioridades, destacando atividades que lhe chamem mais atenção ou que têm pontos em comum. Assim, ele cria um índice particular e fica mais fácil trabalhar com o material.

Entretanto, antes de utilizar o material de apoio e amplificar os resultados educacionais, os educadores e instituições precisam fazer uma boa escolha das obras no PNLD 2021. Então, fique atento!

Obras literárias no PNLD 2020

Fontes: www.basenacionalcomum.mec.gov.brEdital consolidado – PNLD 2021 – 03/08/2020.

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