Coleção Matemática Bonjorno – Anos Finais
A coleção MATEMÁTICA BONJORNO foi elaborada de acordo com os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que definiu as aprendizagens essenciais às quais todos os estudantes da Educação Básica têm direito. Para assegurar esses direitos, o documento propõe o desenvolvimento de competências gerais como norteadoras das decisões pedagógicas.
A indicação de competências, com ênfase no “saber” e no “saber fazer”, orienta a definição das aprendizagens essenciais, e não apenas a dos conteúdos mínimos a serem ensinados.
Para garantir o desenvolvimento das competências específicas do componente curricular Matemática, elas foram organizadas em unidades temáticas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas, Probabilidade e estatística. As unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento adequados às especificidades dos diferentes anos do Ensino Fundamental. Os objetos de conhecimento, que devem ser entendidos como conteúdos, conceitos e processos, relacionam-se com um número variável de habilidades. Por sua vez, as habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos estudantes nos diferentes contextos escolares. Para tanto, elas são descritas de acordo com uma estrutura: verbos, que indicam processos cognitivos; complementos dos verbos, que explicitam o(s) objeto(s) de conhecimento mobilizado(s) na habilidade; e modificadores dos verbos, que explicitam a situação ou a condição em que a habilidade deve ser desenvolvida.
A coleção tem conteúdos e ferramentas digitais disponíveis no Laboratório Educacional Brasil (LEB), um ambiente virtual especialmente elaborado para proporcionar uma experiência dinâmica e transformadora com o conhecimento.
- Autores renomados.
- Diversos recursos digitais, para professores e estudantes, disponíveis na plataforma LEB – Laboratório Educacional Brasil.
- As unidades temáticas são subdivididas em tópicos, que trabalham com diferentes unidades temáticas da BNCC (Números, Álgebra, Grandezas e medidas, Probabilidade e estatística).
- Em todos os volumes há ícones que indicam o tipo de atividade e organização da turma, o que facilita o trabalho do professor em sala de aula e promove a autonomia dos estudantes.
- A coleção apresenta resolução de problemas e investigação matemática e também proporciona experiências e desafios, garantindo ao aluno vivenciar e compreender a presença da Matemática nas atividades do dia a dia.
- Todos os volumes levam à construção de novos significados e novas aprendizagens, além de indicar possibilidades de socialização com a escola, professores, colegas, famílias e comunidade etc.
- Livro do aluno: a coleção é composta por 4 volumes, e cada um deles está organizado em 8 unidades, todas divididas em capítulos, trazendo a Investigação matemática como uma das estratégias de ensino.
- Os volumes apresentam resoluções de problemas como um dos eixos condutores para trabalhar conceitos matemáticos.
O Manual Geral do Professor conta com:
- Orientações gerais da coleção
- Prática docente
- Avaliação
- Organização didática
- Quadro de conteúdos e habilidades de Matemática
- Textos de aprofundamentos
- Referências
Recursos digitais, disponíveis no Laboratório Educacional Brasil – LEB:
- Atividades interativas
- Audiovisuais
- Banco de questões
- Livro digital
- Planejador de aula
- Sequências didáticas
- Livro do aluno: a coleção é composta por 4 volumes, e cada um deles está organizado em 8 unidades, todas divididas em capítulos, trazendo a Investigação matemática como uma das estratégias de ensino.
- Recursos digitais, disponíveis na plataforma LEB – Laboratório Educacional Brasil:
- Atividades interativas
- Audiovisuais
- Livro digital