O Protagonismo Juvenil no PNLD 2021
6 de novembro de 2020
O Protagonismo Juvenil ganha cada vez mais espaço e repercussão nas discussões sobre a educação brasileira. Da vivência em sala de aula à participação dos jovens na economia, nas atividades sociais e culturais, a atitude ativa e responsável é esperada deles. Pensando que são o futuro do mundo, mas também o presente, essa postura deve ser ensinada e incentivada para que entendam que suas ações hoje vão refletir desde já nos locais onde estão inseridos.
Voltado para os estudantes e educadores do Ensino Médio, o PNLD 2021 traz no Objeto 01 as obras de Projetos Integradores. Essas, por sua vez, apresentam seis projetos, quatro obrigatoriamente devem contemplar os seguintes temas integradores: STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), Mediação de conflitos, Midiaeducação e o Protagonismo Juvenil.
Tema integrador
Como tema integrador, o Protagonismo Juvenil aborda nas obras as culturas juvenis, estimulando a participação ativa do jovem em perspectiva cidadã. Nesse sentido, ele deve ser desenvolvido em projetos que utilizem a arte e a cultura para possibilitar que os estudantes conheçam, apreciem e cuidem melhor de si mesmos, dos outros e do seu entorno.
Isso possibilita reconhecerem e desenvolverem seus potenciais como agentes de transformação da própria realidade e do mundo que os cerca. Os projetos devem também dar especial atenção à promoção de atividades que os envolvem na criação de manifestações artísticas e culturais voltadas à solucionar problemas reais de suas escolas ou comunidades.
Protagonismo Juvenil e a BNCC
Segundo o edital do PNLD 2021, enquanto tema integrador o Protagonismo Juvenil deve trabalhar de forma prioritária as seguintes Competências gerais da BNCC: 7(argumentação), 3 (repertório cultural) e 8 (autoconhecimento e autocuidado).
Essas, por sua vez, suscitam nos jovens a capacidade de argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis. Tornando-os capazes de formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável. Sempre com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Assim como valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, locais e mundiais e, também, participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. Da mesma forma, devem aprender a se conhecer, apreciarem-se, podendo cuidar da saúde física e emocional. Além de compreenderem a diversidade humana e reconhecerem suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Protagonismo Juvenil nas obras da Editora do Brasil
A Editora do Brasil tem 8 obras didáticas inscritas e submetidas a avaliação no PNLD 2021, 7 delas são sobre os Projetos Integradores e contêm atividades que trabalham o Protagonismo Juvenil em sua estrutura. Na obra de Matemática e suas Tecnologias, da coleção Integração e Protagonismo, o projeto “Para onde vai nosso dinheiro?” traz uma oficina de educação financeira e planilha eletrônica para organização de planejamento orçamentário. Enquanto que na obra de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, da coleção Conhecer e Transformar, o tema integrador aparece no projeto “Aquecimento global: o futuro em perigo!”. Nele, o produto final é um evento com flash mob e documentário sobre o tema “Mudança climáticas”.
As abordagens visam envolver os estudantes, estimular suas potencialidades, amadurecimento e desenvolvimento pessoal. Além de possibilitar a ampliação do trabalho docente com propostas criativas. Quer saber mais sobre os outros volumes das coleções inscritas de Projetos Integradores e como eles abordam o tema Protagonismo Juvenil? Acesse a página exclusiva do PNLD 2021 da Editora do Brasil. Lá reunimos conteúdos, informações e tudo o que você precisa saber sobre o programa e as obras.