O que é Educação 4.0 e o que ela exigirá dos educadores?

23 de setembro de 2020


Será que a escola em seu modelo tradicional está apta para preparar os estudantes para o mundo globalizado e altamente tecnológico? Aliás, com a rapidez das mudanças ocorridas nele, você consegue definir exatamente o que esse mundo vai cobrar dos jovens? Antes de mais nada, as profissões serão as mesmas? A Educação 4.0 vem, justamente, para ajudar os educadores a encontrar as respostas dessas perguntas.

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), no documento “Teaching for the Future – Effective Classroom Practices To Transform Education”, ensinar para o futuro é preparar os estudantes para trabalhos que ainda não foram criados. Ou seja, para tecnologias que ainda não foram inventadas, para resolver problemas que ainda não foram previstos.

O que é Educação 4.0?

A Educação 4.0 atua em concomitância com as necessidades da Indústria 4.0. Se antes os processos eram manuais e a revolução focava na industrialização, em contrapartida, hoje ela ocorre com a inserção de robôs. Assim como linguagem computacional, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e outras tecnologias.

No contexto da educação, essa transformação envolve repensar o processo ensino- aprendizagem para estudantes nativos digitais. O que exige encarar as novidades como definitivas e não como um aspecto passageiro.

Na Educação 4.0, o destaque sai do é ensinado, para como é ensinado, levando em conta a contextualização do processo ensino-aprendizagem, trazendo experiência e continuidade. Os conteúdos seguem basicamente os mesmos e o que muda é a utilização de uma ensinagem que trabalhe com projetos e o protagonismo juvenil por meio de ferramentas digitais – questões altamente alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O futuro exige, ainda, a promoção de habilidades que possibilitem aos jovens não apenas se adaptar ao novo, como também participar ativamente da sociedade que será construída. A jornada da Educação 4.0, assim, deve prepará-los para aprender a aprender, comunicar, ouvir e serem empáticos, criativos, curiosos, terem iniciativa, estarem aptos a liderar, trabalhar em equipe, ou seja, competências e habilidades do século XXI.

Educação 4.0 nos recursos pedagógicos

Na prática, quais recursos pedagógicos podem ser aplicados para o desenvolvimento da Educação 4.0?

Computação em Nuvem: relacionado às tecnologias que permitem o acesso remoto aos arquivos armazenados na internet, possibilita aos estudantes e professores criar e editar documentos, armazenar e compartilhar à distância e em conjunto, sem a necessidade de instalar programas. 

Inteligência Artificial: área das Ciências da Computação que busca produzir dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar. Ao passo que, na educação, possibilita o desenvolvimento de sistemas de tutoria inteligente, adequando exercícios e avaliações conforme cada perfil. Permite ainda, um aprendizado individualizado e personalizado com chatbots e informações instantâneas.

Internet das Coisas: em suma, é a conexão de qualquer dispositivo com um botão liga-desliga para a internet. Dentro da sala de aula, vários objetos trocam informações entre si e geram a comunicação entre dispositivos, professores e estudantes. Permitindo ainda a conexão com outras instituições e segmentos.

Jogos Digitais: na educação, podemos citar a gamificação e sua capacidade de renovar os processos e gerar interação e participação ativa.

Realidade Aumentada: imagine utilizar tecnologias de realidade aumentada para ensinar Geografia? O Google Maps permite dar uma incrementada nas aulas e transportar a todos para qualquer lugar do mundo, em um futuro próximo, com a utilização de óculos VR o desafio pode ser ainda mais interessante.

Redes 5G: já presente em alguns países, logo deve chegar ao Brasil. Com mais agilidade, possibilita adotar a educação digital e aprender sem restrição de espaço e tempo e em vários formatos.

Redes Sociais: como locais de interação social, podem funcionar como espaços de troca e entendimento do mundo, desde que acompanhados pelo educador e sempre aliados a checagem de fontes. O Twitter, nesse sentido, por sua rapidez e atualizações quase imediatas ao acontecimento dos fatos, pode gerar experiências e análises sobre coberturas jornalísticas, por exemplo.

Se tem algo que a pandemia mostrou a todos, nesse meio tempo, é que o futuro já começou. Definitivamente, não adianta mais postergar as transformações. É necessário treinar e capacitar os educadores para o fazer tecnológico, para que desenvolvam os conhecimentos e competências técnicas e, principalmente, virem a chavinha mental que insiste em crer que isso não é coisa para a educação.

Fonte: Habilitadores da transformação digital em direção à Educação 4.0.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.