Pandemia e volta às aulas: quais as percepções dos professores?

21 de outubro de 2020


Após meses de escolas fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a volta às aulas presenciais já aconteceu em algumas cidades do Brasil. Mesmo assim, a maioria dos estudantes não sabe quando vai retomar, uma vez que cerca de 60% dos municípios ainda não têm planos.

A princípio, segundo um levantamento do Instituto Península, feito com mais de 3.800 docentes de todo o país, a pandemia mudou a realidade e a visão dos brasileiros sobre o futuro da educação. Dividida em quatro fases, cada uma buscou evidenciar os sentimentos e preocupações dos educadores brasileiros diante dos desdobramentos da pandemia. Nesse sentido, dentre as diversas constatações, o estudo mapeia a saúde mental do professor, suas preocupações com o agora e com o futuro.

dia do professor

Volta às aulas e a saúde mental do professor

Em relação à retomada, em uma escala de 0 a 5, na qual 0 indicava “nada confortável” e 5 “muito confortável” com o retorno ao ensino presencial, a média dos educadores que respondeu foi de 1,07. Resultado relacionado ao cenário de incertezas. A falta condições sanitárias adequadas nas escolas é o que mais preocupa os docentes (86% deles). 

A terceira e última fase já apurada da pesquisa, apontou que os professores continuam se sentindo ansiosos. No período anterior, apenas 32% se sentiam sobrecarregados, agora são 53%. Uma coisa mudou, a maior preocupação do professor está relacionada a saúde mental de seus alunos. No período anterior, a maior preocupação era em relação a saúde de seus familiares. 

Como professores, muitos sentem a pressão de ter pessoas que dependem de que façam o melhor trabalho. A turma, os pais e responsáveis, outros funcionários da escola e a comunidade criam pressões diferentes que, durante a crise do Covid-19, foi sentida de forma ainda mais intensa. É preciso lembrá-los de que não estão sozinhos e criar recursos para ajudá-los. 

Segundo a pesquisa, 50% dos educadores brasileiros têm buscado apoio na família, em filmes/séries e no estudo para desenvolvimento profissional e/ou pessoal. Tais dados só reforçam a clara necessidade de pensar a saúde mental do professor como uma das prioridades da volta às aulas presenciais.

saúde mental do professor

Valorização da profissão

Entre os maiores desafios apontados pelos docentes com o ensino remoto, figuram, respectivamente:

  • A falta de conhecimento de recursos de acessibilidade; 
  • O lado emocional;
  • Lidar com pais familiares e/ou cuidadores(as);
  • A falta de um ambiente adequado para trabalhar em casa; 
  • Escassez conhecimento de ferramentas virtuais;
  • Assim como a falta de formação para lidar com os desafios do ensino remoto;
  • O distanciamento e perda de vínculo com os(as) alunos(as);
  • Por fim, a dificuldade para manter o engajamento dos alunos(as).

Apesar desse cenário, dados interessantes foram mapeados pela pesquisa. Boa parte deixou de ver a tecnologia como um problema e passou a tê-la como aliada da aprendizagem e como impulso pessoal. Ao mesmo tempo, 72% dos professores tiveram uma percepção de valorização da sua carreira pela sociedade. 

Suporte para educadores e escolas

É difícil compreender o ritmo e a escala das mudanças experimentadas nos últimos meses. Vivemos tempos sem precedentes e os professores têm feito um trabalho incrível de adaptação aos muitos desafios que a pandemia apresenta. Sentirem-se valorizados perante a sociedade é um reconhecimento merecido, mas não deve parar por aí.

Os impactos sociais, emocionais e financeiros desta pandemia já atingiram duramente muitas escolas e há um longo caminho até a recuperação. Em contrapartida, é preciso seguir trabalhando e aproveitar o apoio dado pela comunidade, fortalecido pelas adversidades, para explorar mais maneiras de envolvê-la no dia a dia escolar durante essa volta às aulas presenciais atípica.

Nesse sentido, as evidências mostram que a abordagem mais eficaz para a prevenção e promoção da saúde mental é aquela que envolve toda a comunidade de aprendizagem – incluindo líderes, educadores, alunos, famílias e a comunidade local.

Fonte: Sentimento E Percepção Dos Professores Brasileiros Nos Diferentes Estágios Do Coronavírus No Brasil.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.