Coleção Panorama da Arte: do paleolítico ao contemporâneo
Este livro proporciona aos estudantes um mergulho na cronologia da História e da História da Arte, dando oportunidade para que eles estabeleçam relações entre as diferentes produções artísticas ao longo do tempo, percebam a singularidade das linguagens artísticas e compreendam a função social de cada manifestação artística em seu tempo, sua cultura e sua comunidade.
Quanto à apreciação estética, o livro traz ferramentas para que o aluno seja capaz de perceber a importância do processo de criação e entenda o que significa apreciar uma obra de arte visual, escutar uma música, observar os movimentos de uma dança e assistir a um espetáculo teatral considerando as influências do meio e dos fatos históricos, sociais, políticos e culturais na produção do artista plástico, do compositor, do dramaturgo e do dançarino.
Assim, o estudante torna-se capacitado para identificar os signos estéticos como ato de criação da forma em múltiplas expressões e para entender que, na apreciação estética, não há juízo de valor; as concepções estéticas são formadas a partir da história cultural, antropológica, filosófica e sociopolítica, e as diferenças existem para serem apreciadas sem preconceitos. Só se avalia e respeita o que se conhece.
No que tange à técnica formativa, o estudante é orientado para estabelecer relações entre a materialidade, o conteúdo e a forma da obra de arte visual, da composição musical, da estrutura do teatro e da coreografia, entendendo, assim, que as conquistas técnicas que influenciaram as artes são ferramentas do artista. Nesse contexto, a obra incentiva a importância da preservação da obra de arte, seja ela plástica, musical ou cênica, como patrimônio cultural, de acordo com seu significado estético, histórico e social.
Panorama da Arte tem conteúdos e ferramentas digitais disponíveis no Laboratório Educacional Brasil (LEB), um ambiente virtual especialmente elaborado para proporcionar uma experiência dinâmica e transformadora com o conhecimento!
Expedição Brasil – Arte: série em 4 episódios, com introdução da autora, seguida de apresentação documental de espaços artísticos, obras e artistas e do período analisado.
O estilo do documentário é informal e jovem, alinhado aos produtos audiovisuais populares para a faixa etária dos estudantes. A carismática apresentação é de Kenya Sade, jornalista, apresentadora e executiva do primeiro canal de conteúdo afro-urbano do Brasil. As obras são apresentadas com interatividade para observação de detalhes.
Episódios:
1. Arte rupestre e Pré-Colonial no Brasil
2. A arte do século XIX no Brasil – Academicismo e Pré-Modernismo
3. A São Paulo dos modernistas
4. Arte no espaço público
Diversos recursos digitais, a exclusiva EXPEDIÇÃO BRASIL – ARTE: Série em 4 episódios, com introdução da autora, seguida de apresentação documental de espaços artísticos, obras e artistas e do período analisado.
- Arte rupestre e Pré-Colonial no Brasil
- A arte do século XIX no Brasil – Academicismo e Pré-Modernismo
- A São Paulo dos modernistas
- Arte no espaço público
Panorama da Arte é dividido em 30 capítulos e se caracteriza por:
- Cronologia, para que o estudante estabeleça relações entre as diferentes produções artísticas ao longo do tempo, perceba a singularidade das linguagens artísticas e compreenda a função social de cada manifestação artística em seu tempo, sua cultura e sua comunidade.
- Imagens de abertura significativas para o tema, um texto de apresentação e um conteúdo com o contexto histórico e fatores sociopolíticos que contribuíram para o surgimento das manifestações artísticas em questão.
- As técnicas, os temas, os principais artistas e as obras de arte.
- Obras de arte apresentadas em destaque com apreciação e análise técnica, inclusive destacando detalhes da imagem.
- Articulação com outras áreas do conhecimento: o conteúdo do livro promove interações explicitadas em cada capítulo, abrangendo Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens.
- Destaque para componentes curriculares como Física, Matemática, Química, Língua Portuguesa, História, Geografia e Educação Física em textos formativos, deixando claro ao educando o sentido holístico do conhecimento humano e suas implicações nas histórias tecnológicas e sociopolíticas universais.
- Avaliação integrada ao desempenho geral do aluno, abrangendo reflexões, construções de aprendizagens na leitura de textos, formação de conceitos e interação com outras áreas de estudo.
- Apresentação de glossário em todos os capítulos, com definições dos termos técnicos e seções especiais que dinamizam a leitura.
- Folder com Linha do Tempo em papel especial e abertura em quatro páginas, o que possibilita a completa visualização dos períodos artísticos a serem estudados.
O Manual do Professor traz:
- Embasamento teórico com proposta teórico-metodológica e orientações do ensino de Arte em sala de aula.
- Quadro de conteúdos que se articula com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em cada unidade e indica os recursos digitais disponíveis para determinado conteúdo.
- Orientações práticas e indicações de abordagem do conteúdo de cada unidade, além de sugestões de interdisciplinaridade e fontes de pesquisa.
Recursos digitais para os professores, disponíveis na plataforma LEB – Laboratório Educacional Brasil:
- Apresentações audiovisuais
- Banco de Questões
- Expedição Brasil – Arte
- Infográficos
- Livro digital
- Planejador de aulas
- Podcasts
- Sequências didáticas
- Videoaulas
Recursos digitais para os estudantes, disponíveis na plataforma LEB – Laboratório Educacional Brasil:
- Apresentações audiovisuais
- Expedição Brasil – Arte
- Infográficos
- Livro digital
- Podcasts
- Videoaulas