PNLD 2021: como será o trabalho com as disciplinas tradicionais?

23 de novembro de 2020


A proposta para o PNLD 2021 é baseada nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas propostas do Novo Ensino Médio. Dessa forma, as obras participantes do programa devem contemplá-las e os livros didáticos passam a ser organizados por áreas de conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias). Essa formatação basicamente combina as disciplinas tradicionais por suas afinidades.

Segundo o edital do programa, em termos de inovação, “esse amplo processo de reformulação compreende a ampliação da carga horária mínima, a flexibilização curricular, o foco no estudante e no seu desenvolvimento integral e a incorporação de práticas escolares mais dinâmicas e interativas, que considerem as especificidades e demandas de jovens que já nasceram no século XXI.” (EDITAL PNLD 2021, p.47). 

A substituição da fragmentação curricular pela abordagem interdisciplinar e por área do conhecimento busca um trabalho aplicado e focado no desenvolvimento de competências, assim como em prol de uma formação cidadã completa e mais próxima das demandas do mercado de trabalho.

Protagonismo juvenil no PNLD 2021 

Outro diferencial importante dessa reformulação do Ensino Médio é o posicionamento do estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem. Os livros didáticos devem, portanto, assegurar que a escola se organize de forma a acolher as culturas juvenis e os estudantes em suas singularidades e pluralidades. Bem como respeitando os seus direitos e considerando suas diferentes características, interesses, ritmos, aspirações e papéis sociais. 

Do mesmo modo, o propósito também é promover o desenvolvimento integral desses jovens, contemplando as dimensões intelectual, física, social, emocional e cultural. Por isso, tanto nas obras do Objeto 01 – Projetos Integradores e Projeto de Vida – quanto nas que virão nos Objetos seguintes, os conteúdos, além de reorganizarem as disciplinas tradicionais, devem ofertar possibilidades além da aula expositiva, o que envolve a elaboração de projetos, oficinas e práticas variadas, sempre organizadas por módulos, unidades ou temas.

Áreas do conhecimento favorecem interdisciplinaridade 

O principal ganho dessa mudança é a possibilidade de trabalhar a interdisciplinaridade de forma mais ágil, isso porque as próprias obras localizam esse caminho. No exemplar da coleção Conhecer e Transformar, de Linguagens e suas Tecnologias, inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2021 pela Editora do Brasil, há um capítulo todo dedicado a contextualização dos Projetos Integradores e a interdisciplinaridade. Este ressalta a natureza desse tipo de projeto, que deve propor, no mínimo, a interação entre dois componentes curriculares.

Pensando ainda que o livro didático no Brasil é o principal recurso utilizado pelos professores para planejar e desenvolver suas aulas, conteúdos de apoio, como o Manual do Professor, também buscam auxiliá-los e estimulá-los a enfrentar, cotidianamente, o desafio de trabalhar por área de conhecimento a partir de vivências interdisciplinares que integrem. Ademais, reconhecem as diferenças entre os distintos campos de saber e de seus respectivos profissionais.

Fonte: Edital Consolidado PNLD 2021 – 28/10/2020.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.