PNLD 2021: como será o trabalho com as disciplinas tradicionais?

23 de novembro de 2020


A proposta para o PNLD 2021 é baseada nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas propostas do Novo Ensino Médio. Dessa forma, as obras participantes do programa devem contemplá-las e os livros didáticos passam a ser organizados por áreas de conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias). Essa formatação basicamente combina as disciplinas tradicionais por suas afinidades.

Segundo o edital do programa, em termos de inovação, “esse amplo processo de reformulação compreende a ampliação da carga horária mínima, a flexibilização curricular, o foco no estudante e no seu desenvolvimento integral e a incorporação de práticas escolares mais dinâmicas e interativas, que considerem as especificidades e demandas de jovens que já nasceram no século XXI.” (EDITAL PNLD 2021, p.47). 

A substituição da fragmentação curricular pela abordagem interdisciplinar e por área do conhecimento busca um trabalho aplicado e focado no desenvolvimento de competências, assim como em prol de uma formação cidadã completa e mais próxima das demandas do mercado de trabalho.

Protagonismo juvenil no PNLD 2021 

Outro diferencial importante dessa reformulação do Ensino Médio é o posicionamento do estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem. Os livros didáticos devem, portanto, assegurar que a escola se organize de forma a acolher as culturas juvenis e os estudantes em suas singularidades e pluralidades. Bem como respeitando os seus direitos e considerando suas diferentes características, interesses, ritmos, aspirações e papéis sociais. 

Do mesmo modo, o propósito também é promover o desenvolvimento integral desses jovens, contemplando as dimensões intelectual, física, social, emocional e cultural. Por isso, tanto nas obras do Objeto 01 – Projetos Integradores e Projeto de Vida – quanto nas que virão nos Objetos seguintes, os conteúdos, além de reorganizarem as disciplinas tradicionais, devem ofertar possibilidades além da aula expositiva, o que envolve a elaboração de projetos, oficinas e práticas variadas, sempre organizadas por módulos, unidades ou temas.

Áreas do conhecimento favorecem interdisciplinaridade 

O principal ganho dessa mudança é a possibilidade de trabalhar a interdisciplinaridade de forma mais ágil, isso porque as próprias obras localizam esse caminho. No exemplar da coleção Conhecer e Transformar, de Linguagens e suas Tecnologias, inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2021 pela Editora do Brasil, há um capítulo todo dedicado a contextualização dos Projetos Integradores e a interdisciplinaridade. Este ressalta a natureza desse tipo de projeto, que deve propor, no mínimo, a interação entre dois componentes curriculares.

Pensando ainda que o livro didático no Brasil é o principal recurso utilizado pelos professores para planejar e desenvolver suas aulas, conteúdos de apoio, como o Manual do Professor, também buscam auxiliá-los e estimulá-los a enfrentar, cotidianamente, o desafio de trabalhar por área de conhecimento a partir de vivências interdisciplinares que integrem. Ademais, reconhecem as diferenças entre os distintos campos de saber e de seus respectivos profissionais.

Fonte: Edital Consolidado PNLD 2021 – 28/10/2020.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h