PNLD 2021: já sabe o que vem por aí?

17 de dezembro de 2021


O PNLD 2021 (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) segue a todo vapor. Já falamos aqui sobre as obras do Objeto 1 – Projetos Integradores e Projeto de Vida – e Objeto 2 – Obras Didáticas por Áreas do Conhecimento e Obras Didáticas Específicas. Agora chegou a hora de falar das novidades do Objeto 3. Já sabe quais são? A gente te conta!

Revista Arco 43

PNLD 2021: Objeto 3

No Objeto 3 do PNLD 2021 serão avaliadas as Obras de Formação Continuada, destinadas aos professores e à equipe gestora das escolas públicas de Ensino Médio, divididos no seguinte esquema:

  • Livro de formação impresso para a equipe gestora (diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores, chefes de secretaria etc.);
  • Livros de formação impressos de Língua Portuguesa, Inglês, Educação Física, Música, Teatro, Dança, Artes Visuais (Linguagens e suas tecnologias);
  • Livro de formação impressos de Matemática (Matemática e suas Tecnologias, com enfoque em pensamento computacional);
  • Livros de formação impressos de Biologia, Física e Química (Ciências da Natureza e suas Tecnologias);
  • Livros de formação impressos de Filosofia, Geografia, História, Sociologia (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas);
  • Os livros serão reutilizáveis por um ciclo de três anos e cada volume virá acompanhado de um videotutorial.

“A obra destinada à equipe gestora deve subsidiar os responsáveis pela gestão escolar (diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores, chefes de secretaria, dentre outros) a constituir vivências que integrem os diversos profissionais da escola, a fim de, conjuntamente, atuarem para a implementação do Novo Ensino Médio, desenvolvendo práticas pedagógicas que sejam ativas, interativas, diversificadas e eficientes” (Edital, PNLD 2021).

Por sua vez, as obras destinadas aos professores têm como função auxiliá-los e estimulá-los nos desafios cotidianos de trabalhar por área de conhecimento, novidade vinda das práticas do Novo Ensino Médio. A ideia é exercer a prática a partir de vivências interdisciplinares que integrem, reconhecendo as diferenças entre os distintos campos de saber e de seus respectivos profissionais. 

Importância de ter obras voltadas a equipe de educadores

Segundo o PNLD 2021, as obras de formação continuada representam um ineditismo dentro do programa, surgindo da necessidade de fornecer subsídios aos professores e gestores escolares perante os desafios intrínsecos ao Novo Ensino Médio, assim como da construção de novas relações de ensino e aprendizagem, estruturadas em áreas de conhecimento. 

“Afinal, na formação inicial da maioria dos docentes brasileiros não há espaço para a vivência efetiva da interdisciplinaridade. Nesse sentido, um dos principais objetivos das obras de formação continuada é auxiliar, tanto os professores quanto a equipe gestora, a promover vivências efetivas de integração dos componentes curriculares. Contudo, essas vivências só serão, de fato, efetivas se forem considerados simultaneamente outros aspectos igualmente importantes do Novo Ensino Médio, como o imperativo de formar os estudantes integralmente (o que pressupõe trabalhar seriamente com o socioemocional) e de posicioná-los no centro do processo de ensino e aprendizagem (o que pressupõe o uso constante e fundamentado de metodologias ativas)”, (Edital, PNLD 2021).

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