Praticando Matemática: uma proposta inovadora para livros didáticos de Ensino Fundamental II
26 de março de 2019
Por Agência Bowie – Editora do Brasil
A época de decidir qual material escolar será utilizado no próximo ano letivo é sempre uma loucura. Como já falamos aqui no blog, escolher os livros didáticos de Ensino Fundamental, Médio ou Infantil não é uma tarefa muito fácil para os professores e coordenadores pedagógicos: são muitas opções com diferentes propostas. Por esse motivo, continuamos a nossa série de indicações de materiais inovadores que, com certeza, são ótimas escolhas em todas as ocasiões.
A coleção que indicaremos hoje é a Praticando Matemática, líder tanto no mercado privado quanto no setor público. Portanto, se você ainda não a conhece, já está na hora de saber um pouquinho mais sobre ela. Vamos lá:
Livros didáticos de Ensino Fundamental: tradicional x inovação
Até quem não é da área sabe que a Matemática é uma disciplina com características tradicionais. Já diz o ditado: “tão certo quanto dois mais dois são quatro”. Portanto, é natural que as obras acompanhem esse tradicionalismo e, com Praticando Matemática, não é diferente. Porém, é importante nunca deixar de lado as inovações, sejam elas no projeto gráfico ou nas temáticas abordadas. Tudo para a promoção de uma educação mais assertiva!
Um exemplo disso é que a coleção atende às demandas do mundo atual, valorizando essas propostas para o ensino da Matemática. Ou seja, se o seu perfil é de um professor moderno e que segue as últimas tendências, essa também é uma coleção para você. Além disso, as obras oferecem uma base sólida pela qual docente e aluno possam transitar com segurança, abrindo espaço para criatividade (sem perder de vista a realidade de sala de aula, claro!).
Recursos para o professor
A coleção vem com um livro anual e inclui um manual de orientações para o professor, essencial para qualquer obra didática nos dias de hoje. Nesse manual, o docente encontra, além dos objetivos da coleção — que esclarecem a proposta pedagógica da obra e colaboram para o enriquecimento da sua prática —, sugestões de trabalho, comentários a respeito das atividades e diversos recursos didáticos e bibliográficos. Ou seja, existe o que podemos chamar de “parceria” entre material e professor, que é sempre bem vinda quando falamos de livros didáticos de Ensino Fundamental, Médio e Infantil.
Vantagens para o aluno
De antemão, podemos dizer: se é bom para o professor, com certeza também vai ser bom para o aluno. A coleção ainda vai além e apresenta algumas vantagens que valem serem citadas aqui. Uma delas é, por exemplo, a distribuição de conteúdo e exercícios, que é bastante equilibrada e organizada em grau crescente de dificuldade.
Outro benefício importante é a ênfase em contextualização do conhecimento em cada tema abordado. Hoje em dia, mais do que nunca, isso é importante para promover uma educação integrada, em que o aluno entenda a importância de cada assunto que ele vê em sala de aula.
E você, professor, o que achou da coleção? Saiba mais sobre ela (e outros materiais) aqui no nosso site!