Professores na pandemia: maneiras pelas quais os gestores podem mostrar apoio

5 de novembro de 2021


Liderar, motivar e apoiar é uma proposta complicada em meio a uma crise sanitária global. Com o retorno às aulas presenciais e com os desafios do professor na atualidade, os gestores têm muito o que rever de suas práticas para lidar com os estudantes, mas também não deixar de apoiar a equipe docente. Ansiedade, expectativa e medo são apenas alguns dos sentimentos experienciados pelos professores na pandemia. Embora muitos deles não sejam novos, o contexto os intensifica.

É necessário se certificar que os protocolos de segurança estejam todos em dia para funcionários e discentes e que as práticas pedagógicas estejam atualizadas, assim como o que foi aprendido nas aulas remotas, híbridas, assíncronas ou síncronas, permaneça aliado ao melhor do que anteriormente mantinha a educação básica funcionando. Com todo esse foco nos bastidores, o desafio para a gestão é encontrar maneiras de mostrar apoio às pessoas por trás de tudo isso e garantir que a saúde do professor e de toda a equipe da escola esteja resguardada.

Como apoiar os professores na pandemia e no retorno ao “normal”? 

Seja sincero e transparente. Antes de qualquer coisa, tenha a equipe como aliada, não inimiga. Fale sobre os processos e garanta ter recursos disponíveis para quando precisarem, o que inclui ter em mãos informações sobre apoio à saúde mental do professor. Ou seja, converse com sua equipe, lembre-se de que todos estão lidando com novas e difíceis questões de escolaridade, na esfera doméstica, preocupação com alunos vulneráveis, entre outros temas. Eles precisarão de apoio para refletir sobre essas questões e sobre como lidar com o impacto emocional.

Ajude a equipe a manter um senso claro de propósito e a tornar isso significativo na situação atual. A educação é uma profissão profundamente social e é essencial ter boas relações para promover a resiliência dos professores na pandemia. Apoie-os na tarefa árdua que é reconhecer quem podem amparar e a quem devem pedir ajuda.

Saúde deve estar em primeiro lugar. Os gestores precisam encorajar a equipe a cuidar de si mesmos e precisam ser um exemplo desse comportamento. Promova interações que reforcem o exercício físico regular, a boa nutrição, sono suficiente e limite de mídia social. Também é válido praticar a gratidão e celebrar as pequenas vitórias do dia a dia. Você pode apoiar melhor os professores e toda a equipe da escola sendo humano em primeiro lugar e, só em segundo lugar, o gestor preocupado.

Revista Arco 43

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.