Projetos Integradores e o ensino de Língua Inglesa
11 de janeiro de 2021
Como parte das mudanças acarretadas para o Novo Ensino Médio, o PNLD 2021 passará a distribuir obras didáticas organizadas por áreas de conhecimento. No atual Objeto 1, com títulos em avaliação no programa, o ensino de Língua Inglesa é oferecido nas obras de Projetos Integradores e atrelado à área de Linguagens e suas Tecnologias. Além disso, sua aplicação, segundo as diretrizes do edital (versão de 28/out/20), deve ocorrer por meio do desenvolvimento do protagonismo dos estudantes. Já que é nas variadas vivências relacionadas às quatro áreas do conhecimento que cada jovem amplia seu autoconhecimento, o conhecimento do mundo e (re)constrói modos de ser e de agir sobre ele.
A partir dessa concepção, se observarmos o processo de ensino-aprendizagem de um novo idioma, sobretudo de Língua Inglesa, é possível notar que quando o estudante tem o papel de sujeito atuante e ativo, os resultados são muito mais amplos e efetivos. Portanto, as obras devem trabalhar em uma estrutura apta a empregar a resolução de problemas na vida cotidiana, oferecendo sistematicamente subsídios claros e precisos para a tomada de decisão cientificamente informada.
Projetos Integradores
As obras didáticas de Projetos Integradores têm como objetivo tornar a aprendizagem mais concreta ao explicitar a ligação entre diferentes componentes curriculares e áreas de conhecimento, conectando estudantes a situações vivenciadas por eles em suas comunidades. Assim, as obras buscam sempre contextualizar a relação de ensino e aprendizagem. Permitindo que os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores construídos ao longo da realização dos projetos façam sentido para a turma.
Nessa perspectiva, a Língua Inglesa ganha contornos reconhecíveis e diminui-se a distância que costuma dificultar a aprendizagem de muitos. Aliado a interdisciplinaridade e a proposta de temas integradores (STEAM, Protagonismo Juvenil, Midiaeducação, Mediação de Conflitos) que permeiam os projetos, nasce um novo olhar sobre a aprendizagem do idioma.
Conhecer e Transformar
A Editora do Brasil tem na coleção Conhecer e Transformar uma obra de Projetos Integradores, de Linguagens e suas Tecnologias, inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2021, os componentes curriculares Arte (representado pelas linguagens de artes visuais, dança, música e teatro), Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física se unindo para escapar da tradicional cultura escolar de visão reprodutora de conhecimento. O livro busca extinguir a visão fragmentada e com pouco significado para as juventudes.
No Projeto Integrador 02, “Meu bairro, meu espaço”, por exemplo, o conteúdo debate com os estudantes que vestir uma camiseta com uma frase ou marca é transmitir uma mensagem sobre si mesmo. Desse modo, a atividade visa fazer com que reflitam sobre o uso da Língua Inglesa nessa e em outras formas de expressão, como o grafite e a fotografia, mas principalmente na moda. Além disso, dentro da contextualização de todos os projetos há um boxe chamado “Add”. Nele são destacadas as propostas de abordagem do componente Língua Inglesa referentes aos conteúdos trabalhados, com sugestões de investigação, criação e produção que envolvem situações de aprendizagem.
Considerando que comunicação eficiente e criativa não somente em Português mas também em Inglês é cada vez mais pré-requisito básico para todas as profissões, desenvolver o domínio dos dois idiomas de forma contextualizada e ativa, prepara os estudantes para o mundo real e de forma real. Sem exercer pressões que os intimidem e travem o seu desenvolvimento. Aliás, este encontra espaço para florescer a seu modo e tempo. No livro Conhecer e Transformar – Linguagens e suas Tecnologias, inclusive, os projetos são autônomos em sua abordagem e sem hierarquização. Dessa forma, não há uma ordem preestabelecida e obrigatória de trabalho. Cabe aos educadores escolherem os temas que mais se adequem à realidade de sua turma. Assim como construir seu próprio percurso, sempre em diálogo mediador com os jovens.