Quais são os benefícios da prática do mindfulness em contexto escolar?

26 de novembro de 2021


Você já pensou sobre o mindfulness em contexto escolar? Não? Sim? Precisa de mais informações sobre o que é antes de ter certeza? Calma que a gente explica! Vamos começar pelo contexto: para a nossa surpresa (ou não), a sociedade, no geral, está cada vez mais ansiosa. Com a pandemia e o isolamento social, esse efeito foi maximizado entre as gerações mais novas. Segundo a pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, feita pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) com 68 mil jovens pelo país, 43% deles pensaram em desistir dos estudos nos últimos meses. No meio de 2020, esse percentual era de 28%. 

Além disso, cerca de dois mil entrevistados afirmaram ter trancado suas matrículas durante a pandemia. Entre os principais motivos para essa debandada estão questões financeiras (21%) e dificuldades com ensino remoto (14%), assim como a saúde mental. Seis a cada 10 jovens relataram ter sentido ansiedade e usado as redes sociais exageradamente como escape. Outros 51% apontaram exaustão ou cansaço e 40% insônia ou distúrbios de peso. 

Para se ter uma ideia da dimensão da questão, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse cenário, no lugar do desespero, é preciso entender que crianças e adolescentes não apenas sofrem com o estresse tanto quanto adultos, como também têm menos recursos para lidar com tal situação. A partir disso, é possível traçar caminhos até a solução: um deles é trazer o mindfulness à sala de aula. Incorporar uma prática consistente de mindfulness no currículo é uma ótima maneira de promover o aprendizado social e emocional. Ajuda os alunos a cultivar confiança na vida e cria um ambiente preparado para o aprendizado. Mais importante ainda, os benefícios obtidos têm um efeito duradouro dentro e fora da sala de aula.

Mas, o que é mindfulness?

É uma prática originada da filosofia budista, que tem sido usada como uma técnica calmante por séculos. No século XX, os psicólogos começaram a usar a meditação e a atenção plena, tradução literal do termo, para tratar distúrbios como depressão e ansiedade – e descobriram que os pacientes que concluíram os programas estavam mais bem equipados para lidar com os desafios de sua vida diária. Mais recentemente, educadores pelo mundo começaram a aplicar princípios de mindfulness em contexto escolar para atender às necessidades emocionais dos alunos e também viram resultados profundos.

LEIA TAMBÉM: O Nobel e a educação midiática

Mas o que significa “plena atenção” e como você pode usá-la na sala de aula? Falamos do processo de focar a atenção no presente. Envolve uma consciência momento a momento das sensações, pensamentos e sentimentos experimentados. Embora a atenção plena seja inata, ela pode ser cultivada por meio de técnicas:

  • Meditação (deitada, sentada, andando, em pé e até em movimento;
  • Pequenas pausas inseridas na vida cotidiana;
  • Mesclar a prática da meditação com outras atividades, como ioga ou esportes.

O mindfulness em contexto escolar

O bem-estar mental não tem uma definição universal, mas abrange fatores como a sensação de se sentir bem consigo e de ser capaz de funcionar bem individualmente ou coletivamente. Da mesma forma, a capacidade de lidar com os altos e baixos da vida, enfrentar desafios e aproveitar as oportunidades, além de, é claro, manter um senso de propósito e sentir-se valorizado. Coisas que o mindfulness em contexto escolar pode levar aos estudantes em uma época que eles precisam muito.

O programa Soul Mind, parceiro da Editora do Brasil, foi desenhado para proporcionar esse equilíbrio emocional aos educadores e alunos, melhorando a qualidade das conexões e estabelecendo relacionamentos saudáveis entre toda a comunidade escolar. Dentro dele a inserção do mindfulness em contexto escolar acontece dentro de quatro equilíbrios: conativo (referente à motivação), atencional (referente à atenção), cognitivo (referente à cognição) e o emocional (referente às emoções em si)”.

O Soul Mind é uma proposta educativa de trazer esse tema para o currículo das escolas de forma estruturada, algo inédito no Brasil, com práticas e atividades que atendem crianças do Ensino Infantil ao Ensino Médio. Ficou curioso sobre o programa? Acesse o material de apresentação e saiba mais!

Revista Arco 43

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.