Qual é a melhor forma de aprender? Ensinar!
7 de fevereiro de 2022
Qual é a melhor forma de aprender? Segundo um estudo realizado em 2021, uma das melhores maneiras de aprender um conceito é ensiná-lo a outra pessoa. Isso mesmo que você leu: ensinar e aprender estão diretamente ligados. Pesquisas anteriores já sugeriam haver benefícios em aprender com textos científicos expositivos quando os alunos os estudam com a expectativa de que precisarão ensinar outro aluno.
Os dados mais recentes complementam essa ideia ao testar se um mesmo efeito seria visto tanto em testes imediatos, quanto em testes atrasados (que são importantes para demonstrar o aprendizado a longo prazo do material). Na metodologia, os pesquisadores dividiram os alunos em dois grupos e deram a cada um uma passagem científica sobre o efeito Doppler – um fenômeno associado a ondas de som e luz.
De que forma ensinar foi avaliada a melhor forma de aprender?
Um grupo estudou o texto como preparação para uma prova; o outro foi informado de que ensinaria o material para outro aluno. No entanto, os pesquisadores nunca realizaram a segunda metade da atividade – isto é, os alunos liam as passagens, mas nunca ensinaram a lição. Todos os participantes foram então testados em sua recordação factual do efeito Doppler e sua capacidade de tirar conclusões mais profundas da leitura.
LEIA TAMBÉM: Aprendizagem de línguas em aulas de literatura diferentes.
Os resultados apoiaram a expectativa de que ensinar melhora os resultados de aprendizagem (mesmo com atraso), a memória e a compreensão de textos expositivos. Em suma, os alunos que se prepararam para ensinar superaram seus colegas em duração e profundidade de aprendizado, pontuando 9% a mais em recordação de fatos uma semana após a conclusão das aulas e 24% a mais em sua capacidade de fazer inferências. A pesquisa sugere que a melhor forma de aprender é pedir aos alunos que se preparem para ensinar algo.
Mas essa história de aprender ensinando não é de hoje
O efeito aprendizagem-ensino tem sido demonstrado em muitos estudos. Os alunos que passam tempo ensinando o que aprenderam mostram melhor compreensão e retenção de conhecimento do que os que simplesmente passam o mesmo tempo “re-estudando”.
Inclusive, aprender ensinando era um dos métodos de estudo de ninguém menos que Richard Feynman, o famoso físico ganhador do Prêmio Nobel. Ele valorizava (e muito) a capacidade de explicar assuntos complicados para os outros em termos simples e baseava sua técnica em quatro etapas principais:
- Escolher um conceito sobre o qual deseja aprender;
- Explicar para uma criança de 12 anos;
- Refletir, refinar e simplificar;
- Organizar e revisar.
Legal, não é?