Resolução de conflitos: melhores estratégias em sala de aula
17 de outubro de 2024
Como transformar conflitos em aprendizado
Saber lidar com conflitos faz parte do desenvolvimento socio emocional de todo adolescente. Na sala de aula, não podia ser diferente. Nesse sentido, no dia a dia, o professor se depara com diversos tipos de situações. A questão é: como transformá-las em aprendizado?
Além de ser um ambiente complexo, a sala de aula é envolta em uma série de desafios com os quais o professor precisa estar preparado para lidar. Essas situações não apenas interferem no cronograma das aulas, mas trazem dificuldades de comunicação, impactam no aprendizado, reforçam a indisciplina por parte de alguns alunos, complicam o relacionamento interpessoal e podem propiciar o bullying. Portanto, o professor deve e precisa desenvolver habilidades de mediação para conseguir resolver esses problemas. Nesse sentido, nós, da Editora do Brasil, elaboramos algumas dicas para que professores possam fazer a mediação de conflitos, além de ajudá-los a reconhecê-los em sala de aula e adquirir mecanismos para saber gerir essas interferências de forma mais eficiente. Então, fique conosco e aproveite a leitura!
Conflitos em sala de aula: como lidar da melhor maneira?
Conflitos nem sempre são rápidos de serem resolvidos, especialmente nos casos mais graves. Por isso, é importante que os professores desenvolvam habilidades que permitam identificar as motivações que levaram à situação e incentivem os envolvidos a falarem sobre suas perspectivas. Em outras palavras, o professor é a peça-chave para atuar como mediador ou interlocutor na resolução do conflito.
Confira, a seguir, algumas ferramentas que podem ajudar nesse processo.
Tranquilize-se
Em momentos de conflitos, é comum que os ânimos se exaltem, a ponto de o foco do problema ser deixado de lado, principalmente quando se trata de adolescentes, uma fase complexa e cheia de desafios. Nesse sentido, o professor deve fomentar um ambiente que seja propício ao diálogo, a fim de que todos consigam lidar com as emoções para que o desfecho da situação seja alcançado.
É importante ser imparcial
Muitas vezes não é fácil, mas manter a imparcialidade não só dá uma oportunidade para que todas as partes verbalizem o problema, como também permite que a situação seja analisada de forma mais ampla, levando à resolução do conflito. Por mais que o professor identifique uma vítima e um culpado, é importante que ele permita que ambas as partes se expressem.
Estabeleça um ambiente seguro para o diálogo
Para que o diálogo aconteça, é preciso que todos se sintam seguros. Nessa fase, é fundamental desenvolver um consenso entre as partes envolvidas quanto ao propósito do encontro.
Utilize habilidades socioemocionais
Para promover um diálogo saudável, o professor pode utilizar estratégias que favoreçam o reconhecimento dos papéis de cada envolvido. Dessa forma, é importante incentivar o autoconhecimento e as percepções no contexto. As habilidades socioemocionais são essenciais para a resolução de conflitos. Podemos citar aqui algumas delas:
• tolerância;
• respeito;
• empatia;
• resiliência;
• autoconfiança;
• inteligência emocional;
• tomada de decisão responsável.
Conflitos prejudiciais no ambiente escolar: como prevenir?
Grande parte dos conflitos na sala de aula surgem quando os envolvidos têm interesses, opiniões e pensamentos diferentes. No caso dos conflitos disfuncionais, porém, os atritos não trazem nenhum aprendizado e só levam à negatividade e a tensões que prejudicam o ambiente escolar. Por isso, é necessário que a instituição possa desenvolver ações e estratégias que fortaleçam o vínculo entre as pessoas.