Semana de Arte Moderna de 22: comemore os 100 anos com uma aula criativa

22 de novembro de 2021


Em 2022, um dos eventos mais importantes para a cultura brasileira completa 100 anos: estamos falando da Semana de Arte Moderna. O evento, ocorrido entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, foi organizado por um grupo de intelectuais e artistas ilustres, como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, dentre outros grandes nomes, para, simbolicamente, romper com o conservadorismo das correntes literárias e artísticas da época. Um século depois, ele pode ser um excelente ponto de partida para uma aula criativa sobre todas as áreas do conhecimento. 

Como o próprio nome indica, a estética do movimento é marcada pela ideia do moderno, criada em um processo antropofágico entre as heranças do Brasil e as correntes europeias. Naquela época, o país estava às vésperas do primeiro centenário de sua independência, mas a sociedade não havia mudado quase nada. O tradicionalismo perpetuava  na movimentação artística, na expressão da realidade e do povo. Nessa história, a classe operária era socialmente excluída. A Semana de 22 e todo o modernismo em si mudaram essa perspectiva, ao mostrar a cultura brasileira buscando a sua raiz nas mais variadas formas de expressões. Ou seja, foi criatividade na sua mais pura essência e que pode inspirar a sua aula criativa também.

Como usar os 100 anos da Semana de Arte Moderna para tornar sua aula mais criativa?

Além de estudar o movimento, suas estruturas e consequências, é interessante levar os alunos a considerarem as produções artísticas de então, envolvendo-se com grandes questões. Por exemplo: “como o estilo de pintura foi além do que um artista poderia ver até ali?” Ou, “como a literatura ressignificou as formas de pensar?”. A ideia é chegar até perguntas mais pessoais sobre as paixões que a própria turma tem, se sentem que essas ideias precisam mudar ou evoluir. 

Uma outra proposta para aula criativa é ensinar usando mídia visual e, em seguida, pedir que criem um vídeo de reflexão sobre o que aprenderam, ampliando seus conhecimentos e os localizando no presente. O importante é trazer o moderno e a inventividade como instrumento de trabalho, para olhar os 100 anos da Semana de Arte Moderna não como algo que ficou para trás, mas algo que está enraizado em nós e guia em direção a novos movimentos.

Aula criativa com o apoio da literatura

A Editora do Brasil tem duas dicas perfeitas para a sua aula criativa: começando pela obra “Uma semana inesquecível”, de autoria de Mércia Maria Leitão,  Neide Duarte e ilustrada por Arielle Martins, que é indicada para o trabalho com turmas a partir do 4º ano do Ensino Fundamental. O livro aborda, interdisciplinarmente, Arte, Língua Portuguesa, Cultura Popular, Memória, Música e Literatura. É ideal para atividades e projetos para o Dia da Literatura Brasileira, Dia Nacional das Artes e Dia Mundial da Liberdade de Pensamento, além, é claro, do Centenário da Semana de 1922. Nele, as autoras recuperam algumas das personalidades e dos momentos que fizeram desta uma semana inesquecível, com direito a um passeio por pinturas, esculturas e atividades – um mergulho nesse acontecimento artístico. 

A outra dica é o livro “Nasci em 1922, ano da Semana de Arte Moderna”, escrito por Fabiano Moraes e ilustrado por Luciano Tasso. A obra aborda as mesmas temáticas, mas em uma história indicada para turmas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Além do Dia da Literatura Brasileira, ela também pode gerar ótimas discussões no Dia Nacional do Escritor e no Dia da Ciência e Tecnologia. Nesse livro, os objetos de um museu falam, e Manuela, a máquina de escrever de Mário de Andrade, conta como tudo ocorreu no grande evento. Trata-se de uma narrativa criativa e instigante, especialmente elaborada para os jovens leitores conhecerem ainda mais esse acontecimento que mudou o Brasil.  

Revista Arco 43

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.