Temas Contemporâneos Transversais e o PNLD 2021
6 de agosto de 2021
Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) envolvem a inserção de questões sociais como objeto de aprendizagem e reflexão dos estudantes, estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e agora também são parte obrigatória das obras didáticas do PNLD 2021. Sua aderência vem em comum acordo com a ideia de garantir a devida contextualização e articulação entre os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores do mundo, a fim de promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
No programa, os Temas Contemporâneos Transversais exercem a função de ferramentas no processo de contextualização do que é ensinado. Segundo o edital, as obras didáticas devem contemplar ao menos um tema contemporâneo em cada volume, que segundo a definição da Base são:
- Meio ambiente – Educação Ambiental e Educação para o Consumo;
- Economia – Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal;
- Saúde – Saúde e Educação Alimentar e Nutricional;
- Cidadania e civismo – Vida familiar e social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente e Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso;
- Multiculturalismo – Diversidade Cultural e Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras;
- Ciência e Tecnologia.
Temas Transversais como perspectiva para compreensão da nossa sociedade
Segundo o Guia de Propostas e Práticas de Implantação dos TCTs, disponibilizado pelo Ministério da Educação no site da BNCC, “o maior objetivo dessa abordagem é que o estudante conclua a sua educação formal reconhecendo e aprendendo sobre os temas que são relevantes para sua atuação na sociedade. Assim, espera-se que a abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) permita ao estudante compreender questões diversas, tais como cuidar do planeta, a partir do território em que vive; administrar o seu dinheiro; cuidar de sua saúde; usar as novas tecnologias digitais; entender e respeitar aqueles que são diferentes e quais são seus direitos e deveres como cidadão, contribuindo para a formação integral do estudante como ser humano”.
LEIA TAMBÉM: Como trabalhar a interdisciplinaridade na sala de aula?
Mas como efetivamente serão aplicados os Temas Contemporâneos Transversais em sala de aula?
Ao contrário da perspectiva de disciplinas obrigatórias, os conteúdos dos Temas Contemporâneos Transversais são bem amplos e podem ser tratados em qualquer etapa do trabalho pedagógico. A ideia, inclusive, é que sejam aplicados de maneira interdisciplinar e coordenada, para que haja uma clara percepção de como se articulam no mundo de hoje. Na coleção aprovada no Objeto 2, do PNLD 2021 – Novo Ensino Médio, Conexão Mundo – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da Editora do Brasil, para facilitar a identificação de caminhos há um Mapa de Ensino no Manual do Professor. Nele, apresentam-se tanto as Competências Gerais da BNCC que são trabalhadas ao longo da coleção, quanto os Temas Contemporâneos Transversais.
Para consultar como os temas são desenvolvidos em todas as outras obras didáticas da Editora do Brasil, Objeto 2, do PNLD 2021 – Novo Ensino Médio, criamos um mapeamento completo. É só acessar aqui!