Você sabia que as aulas de inglês desenvolvem habilidades?
28 de abril de 2023
As instituições de ensino que oferecem aulas de inglês e outras línguas regulares e bem estruturadas, que acompanham a jornada de estudos dos jovens desde a Educação Infantil, contribuem para a formação de um profissional de destaque.
Aprender um novo idioma possibilita aos estudantes desenvolverem novas habilidades e os desafia intelectualmente, de modo que aprimora o desempenho deles em atividades e outros estudos.
Como dominar um outro idioma ajuda no futuro profissional dos estudantes?
Um dos principais fatores que motiva o interesse por aulas de inglês, espanhol, francês e tantas outras línguas é o contato com a bagagem que o idioma proporciona.
Além de aprendermos as estruturas gramaticais, a pronúncia e o vocabulário, exploramos a cultura e a história dos países que utilizam determinada língua.
Por isso, o ensino de idiomas é um grande aliado das instituições de educação para engajar os alunos no dia a dia escolar. As aulas também estimulam a comunicação e o contato social por meio das práticas de conversação.
Para cada fase do aprendizado, a abordagem deve adaptar-se ao momento de vida dos estudantes, seja com atividades e exemplos lúdicos, seja por desafios que auxiliem no entendimento de um conceito, por exemplo, de um jeito divertido.
Diferenciais de um bom material didático
Assim como os educadores precisam conhecer a matéria e auxiliar os estudantes a compreendê-la, ter um material didático que lhes sirva de suporte e seja uma ferramenta necessária para os jovens é um grande diferencial no ensino bilíngue ou de idiomas.
Pensando nisso, a Editora do Brasil se juntou à Macmillan Education para desenvolver três coleções que proporcionam aulas de inglês dinâmicas e divertidas aos estudantes. Além dos Student Books, as coleções são acompanhadas por materiais digitais.
Conheça cada uma delas e como contribuem para o avanço pessoal, profissional e social dos estudantes:
- Kid’s Way: voltada para crianças de 3 a 6 anos da Educação Infantil, apresenta abordagem multissensorial e divertida com os Story Songs e Action Songs de personagens de uma banda;
- New Way: para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, conta com atividades colaborativas que exercitam a empatia, o diálogo e a cooperação. O material integra mídias digitais e impressas para acessar a realidade dos estudantes e aprimorar o repertório lexical e gramatical, assim como as habilidades de ouvir e pronunciar a língua inglesa;
- Best Way: para os Anos Finais do Ensino Fundamental, trabalha de acordo com os eixos organizadores da Língua Inglesa vigentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, em seus quatro volumes, desenvolve Life Skills (habilidades sociais e emocionais) dos estudantes.
Como um adicional ao cronograma de aula, indique livros e sites que ajudem a praticar a leitura e a escrita em inglês fora da sala de aula.