PNLD 2021: por que escolher as obras da Editora do Brasil?

22 de outubro de 2020


A edição do Programa Nacional do Livro e do Material Didático para o Ensino Médio (PNLD 2021), destina-se à seleção dos recursos didáticos para estudantes, professores e gestores do segmento.

As obras inscritas cumprem padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e estão em conformidade com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em suma, chegou o momento de os educadores selecionarem os livros didáticos que melhor se aplicam aos objetivos de suas escolas. 

Editora do Brasil: conheça os livros didáticos submetidos a avaliação no PNLD 2021 – Objeto 1

Os livros do Ensino Médio a partir de agora englobam a ressignificação  do  segmento trazido pelo Novo Ensino Médio. Dessa forma, devem trazer o ensino baseado no trabalho com competências e habilidades presentes na BNCC.

As obras correspondentes ao PNLD 2021 estão divididas em cinco objetos, mas em 2020 acontece apenas a inscrição das obras do Objeto 1: obras didáticas de Projetos Integradores e Projeto de Vida. Ambos são responsáveis por garantir uma aprendizagem mais significativa e um olhar interdisciplinar, capaz de trazer ao estudante um maior entendimento da pluralidade do mundo atual e das necessidades que ele acarreta.

Cumprindo todos esses diferenciais, a Editora do Brasil teve 8 obras submetidas a avaliação no PNLD 2021 – Objeto 1, que tal conhecer um pouco mais sobre elas?

Integração e protagonismo

A coleção de livros didáticos “Integração e Protagonismo” é um convite para um trabalho coletivo com o corpo docente e as juventudes. Partindo do trabalho com projetos que estimulam a reflexão, a análise, a interpretação e a construção de argumentos em cada área do conhecimento, em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além da presença dos temas integradores obrigatórios no PNLD 2021 – Objeto 1 (STEAM, Midiaeducação, Protagonismo juvenil e Mediação de conflitos), a obra traz um projeto com o tema integrador Empreendedorismo, intitulado “Vamos melhorar a alimentação na escola!”.

Em Matemática e suas Tecnologias, as relações da Matemática com outras áreas do conhecimento são abordadas pela resolução de problemas reais. Ou seja, economia de energia, ressignificação de espaços, entre outros. Já em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, as seções buscam explorar as dimensões do processo de construção de conhecimento, partindo da sondagem de ideias iniciais à conclusão das investigações e a avaliação de cada projeto.

Ser em foco – Projeto de vida

Em Ser em foco são utilizadas metodologias ativas que instrumentalizam a construção dos projetos de vida dos estudantes do Ensino Médio. Dessa forma, as singularidades e a diversidade que caracterizam as juventudes são contempladas em comum acordo com as dimensões pessoal, cidadã e profissional de cada um.

A obra destaca a importância do autoconhecimento como caminho para a autorrealização e a identificação de interesses e possibilidades de fazer escolhas para o futuro, mostrando ao jovem como planejar o processo de realização de seus propósitos. Tudo isso é incentivado por meio de problematizações, diálogo e uso da argumentação, em outras palavras, instigando os jovens a realizar pesquisas e os sensibilizando a promover intervenções sociais no meio que habitam.

Conhecer e Transformar – Projetos Integradores

Com uma obra para Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a coleção de livros didáticos Conhecer e Transformar inicia-se com explicações direcionadas aos estudantes a respeito do atual momento do segmento. Contemplando, assim, o Novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular, a interdisciplinaridade e a metodologia por projetos. Essa abordagem situa o estudante em seu papel ativo na construção de seu conhecimento e como agente transformador da sociedade.

Em cada área do conhecimento, uma abordagem privilegia variadas aprendizagens e componentes curriculares. Desde Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física até linguagens de artes visuais, dança, música, teatro, cultura digital e muito mais. Tudo isso por meio de projetos integradores que visam escapar da tradicional cultura escolar de visão reprodutora de conhecimento e despertam tanto nos professores quanto nos estudantes uma atitude investigativa e curiosa. Assim todos têm espaço para inventar formas de caminhar e vivenciar os temas abordados.

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