O ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias nos Projetos Integradores

5 de fevereiro de 2021


Vivemos em um mundo onde as descobertas científicas e tecnológicas interferem diretamente na sociedade e em nossas vidas particulares de forma positiva e negativa. Justamente por isso, os jovens devem sair da escola preparados para avaliar e intervir criticamente. Partindo desse pressuposto para o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a prática pedagógica deve ser vista como uma forma de planejar e coordenar tanto pensamento quanto ação. Indo mais além e estimulando o argumento reflexivo para que se busque a compreensão do fenômeno a ser estudado, permitindo a reconstrução do conhecimento. 

Apesar disso, historicamente, o ensino de Ciências da Natureza, principalmente no Ensino Médio, tem sido marcado por dicotomia, fragmentação e distanciamento da realidade. Uma vez que se privilegia conteúdos voltados para o estudante se preparar unicamente para os vestibulares. Ao mesmo tempo, com a colocação que as discussões científicas têm no cotidiano e na mídia, há uma urgência em incorporar as questões contemporâneas aos currículos. Só dessa forma será possível aos estudantes associar o vivenciado com os conceitos básicos do pensamento científico biológico, químico e físico.

Dessa forma, não convém pensar um processo de ensino-aprendizagem envolvendo problemas apenas por uma só disciplina. Por exemplo, para compreender o aquecimento global, temos que buscar conceitos por vários ângulos que possam auxiliar nesse entendimento. Assim como para cada situação, olhar e contextuar, arquitetar um modelo integrador adequado.

Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no PNLD 2021

Como parte das mudanças acarretadas para o Novo Ensino Médio, o PNLD 2021 passará a distribuir obras didáticas organizadas por áreas de conhecimento. No atual Objeto 1, o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é oferecido em obras que trabalham com Projetos Integradores. Estas, por sua vez, têm como objetivo tornar a aprendizagem mais concreta ao explicitar a ligação entre diferentes componentes curriculares e áreas de conhecimento. Ao mesmo tempo que conectam os estudantes a situações vivenciadas por eles em suas comunidades utilizando de quatro temas integradores obrigatórios: STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, Mediação de Conflitos, Midiaeducação e o Protagonismo Juvenil

Nesse sentido, as obras aprovadas no PNLD 2021 – Objeto 1 devem contextualizar a relação de ensino e aprendizagem permitindo que os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores construídos ao longo da realização dos projetos façam sentido para o estudante. Afinal, para alcançar a integração conceitual entre os diferentes componentes curriculares das áreas do conhecimento, os jovens devem ter conhecimentos prévios suficientes para promover uma aprendizagem mais significativa.

Projetos Integradores da Editora do Brasil aprovados no PNLD 2021

A Editora do Brasil teve 7 obras de Projetos Integradores aprovadas no PNLD 2021 – Objeto 1. Duas são voltadas para o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Conhecer e Transformar e Integração e Protagonismo) com propostas envolventes para os estudantes e preocupadas em traçar o caminho passo a passo, sem jamais engessar a criatividade do professor. Além disso, há uma rica contextualização ao adentrar nas temáticas, antes mesmo de iniciar os projetos. O objetivo é se certificar de que haja equidade no respeito ao conhecimento prévio dos estudantes e todos saibam como e para onde serão levados. 

Conhecer e Transformar – Ciências da Natureza e suas Tecnologias

A proposta pedagógica da obra Conhecer e Transformar incorpora atividades inovadoras, com participação protagonista do aluno em intervenções sociais e inserção na cultura digital, ao mesmo tempo em que valoriza conteúdos dos componentes curriculares de Ciências da Natureza e apresenta atividades individuais de reflexão e pesquisa. Desse modo, combina a tradição no ensino de ciências com as práticas inovadoras propostas pela BNCC.

Um exemplo desse trabalho é o projeto “Cuidar de si e ser feliz”, que aborda questões relacionadas a substâncias psicoativas. Nele, os temas integradores Protagonismo juvenil e Diversidade cultural são desenvolvidos conceitualmente até chegar ao produto final sugerido, que é a produção e exibição de um flash mob e de festival cultural para a comunidade escolar. Todo o projeto integrador foi dimensionado para valorizar o conhecimento científico e encontrar meios para que o estudante compreenda os diversos aspectos envolvidos na problemática, construa argumentos e se posicione de forma responsável e ética. 

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Integração e Protagonismo – Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Já a obra Integração e Protagonismo, apresenta por meio de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada seis projetos que podem ajudar o docente a desenvolver as competências dos estudantes preconizadas como obrigatórias na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim como abordar problematizações instigantes que dialogam com o universo juvenil e mobilizam conceitos científicos em contextos significativos e de relevância social, aliado ao trabalho colaborativo e formação cidadã dos estudantes.

Vide o projeto “Estamos sozinhos no universo?”, que se alia ao tema integrador STEAM para a criação de uma cena de ficção científica. Utilizando da curiosidade que esse gênero desperta nos jovens, estimula-se desenvolver autonomia para pesquisas visando a construção de argumentação com base em dados e informações embasados cientificamente. Sempre abrindo espaço para a criatividade, que pergunta e investiga para formular ideias.

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E, para mais informações sobre nossos títulos APROVADOS no PNLD 2021 para o Novo Ensino Médio, acesse PNLD2021 | PNLD2021.

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