Como a aprendizagem baseada em projetos muda o ensino de ciências?

8 de março de 2021


Como os professores do Ensino Médio podem apoiar seus estudantes a desenvolver conhecimento científico para compreender seu universo e ajudar a resolver os muitos problemas urgentes que o mundo enfrenta? Segundo uma recente pesquisa norte-americana, a resposta está na aprendizagem baseada em projetos. De acordo com ela, quando ciências, leitura e matemática se juntam em atividades práticas, a colaboração, o envolvimento e as realizações podem aumentar. 

Para testar a intervenção, um ensaio clínico em salas de aula foi realizado com um total de 2.371 alunos. Em um modelo linear hierárquico de três níveis, avaliou-se a diferença entre o trabalho com projetos e o de tradicional controle dos estudantes no desempenho em ciências. Os resultados mostraram que os expostos à aprendizagem baseada em projetos superaram os de controle em um teste sumativo objetivo projetado para conhecer suas habilidades e preferências para esta área do conhecimento. Os estudantes do grupo de aprendizagem baseada em projetos também foram melhores em todos os níveis de habilidade de leitura, autorreflexão, colaboração e propriedade.

A respeito dos índices de autorreflexão e percepção, importante ao trabalho socioemocional desenvolvido na sala de aula, um outro estudo, que envolveu 458 estudantes de duas escolas árabes de Ensino Médio, em Israel, chegou a conclusões parecidas. A amostragem foi feita do seguinte modo: metade dos voluntários aprendeu ciências usando estratégias de aprendizagem baseadas em projetos e a outra metade usando métodos tradicionais. O questionário adaptado continha 38 afirmações sobre as percepções dos discentes sobre o clima da sala de aula de ciências. Os resultados revelaram que os que aprenderam por meio de estratégias de ensino baseadas em projetos perceberam seu clima de aprendizagem em sala de aula como significativamente mais satisfatório e agradável, com maior apoio do professor e as relações professor-estudante como significativamente mais positivas.

Aprendizagem por projetos torna a sala mais significativa

Esse recorte de dados enfatiza o fato de que as salas de aula são organizações sociais que criam tanto climas emocionais quanto de aprendizagem. Portanto, as aulas podem ser animadas e solidárias, ou quietas e enfadonhas. Como uma metodologia ativa, a aprendizagem baseada em projetos tem esse poder de trazer para dentro da escola a essência da investigação e a natureza das ciências. Dessa forma, envolve jovens e professores na busca de respostas para questões significativas do mundo real de forma divertida para todos.

Entretanto, a aprendizagem baseada em projetos, como acontece com todas as aulas, requer muita preparação e planejamento. Começa com uma ideia e uma pergunta essencial. Depois vem a elaboração de um plano para o projeto, criação de uma programação, monitoramento dos estudantes e o progresso do próprio projeto. Por fim, avaliação do resultado e experiência. Além disso, trabalhar  com essa metodologia ativa é um desafio em tanto para a prática docente, uma vez que diversas concepções da escola tradicional são colocadas à prova.  Aquela aula em que se tem total controle do silêncio e a turma toda faz as mesmas atividades, ao mesmo tempo, não acontece. Pelo contrário, a sala passa a fazer parte do processo de forma dinâmica, já que o papel deles é pesquisar, buscar propostas e soluções para o problema inicial. 

PNLD 2021 – Objeto 01

Dentro do PNLD 2021 – Objeto 01, a aprendizagem baseada em projetos encontra seu lugar nas obras de Projetos Integradores. Estas, buscam se tornar parte fundante de uma escola que acolha as juventudes, considerando a formação dos sujeitos a partir do desenvolvimento das competências gerais da BNCC em seis projetos por área do conhecimento, que, por sua vez,  devem contemplar os seguintes temas integradores: STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), Mediação de conflitos, Midiaeducação e o Protagonismo Juvenil.

A Editora do Brasil tem sete obras de Projetos Integradores aprovadas no PNLD 2021 – Objeto 01, pertencentes às coleções Conhecer e Transformar e Integração e Protagonismo. Dentre elas, duas envolvem o ensino de Matemática e suas Tecnologias, duas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, duas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e uma de Linguagens e suas Tecnologias.  Em todas, a aprendizagem baseada em projetos é desenvolvida de forma interdisciplinar, focada em facilitar o trabalho do professor, sem jamais engessá-lo. 

Manual do Professor

Neste quesito, o Manual do Professor é uma ferramenta poderosa. Na obra de Matemática e suas Tecnologias, da coleção Integração e Protagonismo, por exemplo, ele está dividido em duas partes. A primeira delas, a Geral, traz textos teóricos acerca da metodologia de projetos, os processos de avaliação, o pensamento computacional – tão importante no contexto atual –, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros assuntos. Já na Parte Específica estão as orientações de trabalho para cada projeto. São textos organizados por seções ou páginas do Livro do Estudante que:

  • destacam os objetivos gerais e a justificativa de cada projeto;
  • explicitam pontualmente como acontece o trabalho com a BNCC;
  • auxiliam no desenvolvimento de cada parte dos projetos e na gestão da sala de aula;
  • trazem respostas das atividades;
  • e sugerem atividades complementares.

Já no manual no da obra Ciências da Natureza e suas Tecnologias, da coleção Conhecer e Transformar, cada projeto conta com um manual específico para o professor, em que há orientações de execução de percurso, materiais necessários, gestão da sala de aula, objetivos, competências gerais e específicas e habilidades desenvolvidas. O material se inicia com uma apresentação do projeto para o educador, relatando o tema e os eixos integradores, além de uma breve contextualização. Após esse ponto, explicita os objetivos e as justificativas desses deles, relatando como a BNCC se insere. Listando, ainda, as competências gerais, as específicas e as habilidades dessa área do conhecimento. Bem como explica em que momento do projeto se inserem. Há, também, um cronograma de trabalho, apresentando as etapas por aula e até sugestões de como conduzir a avaliação.

Videotutoriais

Todas as obras, das duas coleções, são acompanhadas de seis videotutoriais. Neles são apresentados os objetivos e a estrutura de cada um dos projetos, fornecendo ao professor subsídios para seu planejamento, preparação e condução do trabalho dentro e fora da sala de aula. Os videotutoriais também elucidam como trabalhar com a aprendizagem baseada em projetos, dando informações e sugestões de percurso que vão além do Manual do Professor específico. Sem esquecer de mencionar que a linguagem audiovisual pode apresentar alguns recursos de forma mais clara e acessível ao educador, gerando, provavelmente, novos insights sobre o material.

Tem alguma dúvida? Acesse o site do PNLD 2021, da Editora do Brasil, e tenha acesso a todo o material de apoio das obras. Inclusive, a bate-papos conduzidos pelos próprios autores de cada livro.

Fonte: Edital Consolidado PNLD 2021 – 03/03/2021.

revista Arco 43

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