É possível unir tecnologia e leitura para alfabetizar?

16 de novembro de 2021


A tecnologia é hoje parte integrante de quase todos os aspectos da vida. Embora a leitura sempre seja uma habilidade essencial, uma abordagem digital faz sentido com a combinação atual de aprendizado. Unir tecnologia e leitura para alfabetizar pode ajudá-lo a ser mais eficaz, ágil, avaliar melhor a compreensão dos estudantes e desenvolver habilidades essenciais de alfabetização, como vocabulário, pesquisa e fluência. 

A natureza interativa da tecnologia a torna personalizável para os alunos. Existem livros eletrônicos e outros aplicativos de alfabetização que mudam o ritmo e o nível de leitura, dependendo da resposta da criança. Isso ajuda os professores a trabalhar com a diversidade de estímulos necessários, individual e coletivamente, na classe. 

Unir tecnologia e leitura gera engajamento

As crianças hoje passam uma média de 3 a 9 horas na frente de uma tela, todos os dias. Ainda que algumas delas possam utilizar dispositivos eletrônicos de forma educativa, muitas usam para jogar e consumir vídeos. Na escola, também já esperam ter acesso à  tecnologia, mas isso não precisa significar prática mecânica ou simplesmente consumo de  mídia.

Torne o trabalho envolvente, pedindo que pratiquem a escrita e a leitura para alfabetizar em situações do mundo real. Nesse processo, os alunos devem desenvolver habilidades de escuta, leitura e escrita; pode-se encorajá-los dando oportunidades significativas e autênticas de ouvir e produzir linguagem. A tecnologia facilita a edição de trabalhos escritos, o envolvimento com ideias e conteúdo em várias modalidades e a prática da fluência oral sem estresse enquanto gravam, ouvem e regravam.

LEIA TAMBÉM: Trabalhe a aprendizagem baseada em projetos usando as mídias sociais.

A alfabetização que inclui tecnologia pode assumir várias formas em ambientes educacionais, como, por exemplo, apoiar alfabetizações tradicionais e, ao mesmo tempo, introduzir novas formas na sala de aula. A tecnologia consegue ajudar a discutir ideias e facilitar aos alunos trabalharem juntos em momentos diferentes. Outra característica importante do uso da tecnologia é que ela permite mixar várias mídias, e o produto resultante pode ser uma combinação de escrita, leitura e outros gêneros baseados em tecnologia. Ou seja, é a fonte para a criação de uma nova forma de educação, em que as fronteiras são indefinidas.

Como unir o aprendizado em sala de aula e em casa

Muitos sites já tiraram proveito das ferramentas online para que os alunos possam passar mais facilmente de um ambiente de aprendizado em sala de aula para um remoto. Quando já estão familiarizados com o estudo em uma abordagem digital na escola, a transição para o aprendizado em casa é perfeita. Ferramentas digitais podem ser usadas em vários dispositivos e em qualquer lugar que os alunos tenham uma conexão com a Internet. Unir tecnologia e leitura para alfabetizar a partir das ferramentas digitais criativas de hoje não precisa distrair os alunos da leitura e pode ajudar a envolvê-los mais profundamente na literatura, assim como nos textos informativos que estão lendo. 

Revista Arco 43

 

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h