Qual a importância do descanso no processo de aprendizagem?
24 de maio de 2022
Todos sabemos qual a importância do descanso quando se trata da vida adulta, mas o quão importante é para as crianças, principalmente, no processo de aprendizagem? O tempo de inatividade é um ingrediente muitas vezes esquecido no sucesso do aluno, mas muito significativo.
De forma reduzida, a resposta para essa pergunta pode ser sintetizada pensando em um atleta profissional: sem períodos de descanso, este corre o risco de se machucar e se prejudicar antes do grande evento. Da mesma forma, ao estudar por horas a fio sem intervalos, o que provavelmente acontecerá? Aumentam-se as chances de ficar doente e esgotar-se mentalmente.
Crescer pode ser cansativo
Há tantos estímulos, tanto para aprender e absorver, e tantas mudanças acontecendo no corpo, que a importância do descanso não é apenas sobre o físico, mas também sobre o emocional. O sono não apenas ajuda as crianças a se sentirem revigoradas para um novo dia, mas o cérebro também precisa de descansos regulares para funcionar da melhor maneira possível.
É nesse momento que ele tem tempo para organizar todas as novas informações aprendidas em suas próprias categorias e construir novos caminhos para lembrar as informações. No geral, o descanso ajudará na capacidade de atenção das crianças porque elas não ficarão sobrecarregadas e o aumento da atenção, por consequência, ajuda no processo de aprendizado.
A importância do descanso para aprender
Aprender significa adquirir conhecimento de algo por meio do estudo, exercício ou experiência. Para fazer isso, nossos cérebros e neurônios devem entrar em movimento e ser capazes de realizar vários procedimentos mentais diferentes, como:
- Compreensão;
- Memorização;
- Raciocínio lógico;
- Abstração; e
- Dedução.
A importância do descanso se mede ao observar que é durante ele que funções como memória e concentração são reparadas ou recuperadas e as memórias recentes corrigidas e armazenadas.
Ideias de descanso para a sua sala de aula
Dormir por cerca de vinte minutos é uma ótima opção, mas nem sempre é possível em todas as escolas. Então você pode inserir o descanso em atividades tranquilas, como quebra-cabeças, colorir, desenhar ou ler um livro.
LEIA TAMBÉM: Guia para implementar a aprendizagem baseada em projetos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Ligada a importância do descanso está a importância do aprender brincando, que também é frequentemente negligenciado na educação. As crianças podem aprender habilidades importantes por meio de brincadeiras guiadas e livres, incluindo regulação emocional, desenvolvimento da linguagem e leitura. Aproveitar os benefícios do tempo de descanso e da brincadeira geralmente envolvem a implementação de estratégias educacionais que priorizam o aprendizado centrado no aluno, ativo e baseado em projetos.