O livro acessível no PNLD

2 de junho de 2022


A educação inclusiva faz parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030. Portanto, um projeto mundial de equidade que será alcançado passo a passo. Dentro de uma escola, uma das medidas necessárias para isso é o livro acessível.

Por lei, o Brasil deve incluir todos os estudantes de 4 a 17 anos de idade na escola e os com necessidades especiais preferencialmente em classes comuns. Para isso, garantir um sistema educacional inclusivo de ponta a ponta é essencial. Considerando que o livro didático é uma das principais ferramentas de viabilização de ensino, é parte indispensável na promoção da educação inclusiva.

A Editora do Brasil disponibiliza suas obras para escolas privadas em formato acessível para pessoas com deficiência, de acordo com a lei brasileira de inclusão (lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015). Para solicitá-los, acesse aqui e preencha o formulário.

O que diz o PNLD sobre o livro acessível? 

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), tem editais ocorrendo para diversos segmentos e em cada um deles o  livro acessível é parte importante. Além disso, para promover a acessibilidade por meio de materiais adequados, o MEC também oferece subsídios técnicos para uso de tecnologias assistivas em leitores digitais e apoio no planejamento, acompanhamento e monitoramento das ações para avaliação, produção e distribuição dos materiais previstos pelo PNLD.

No geral, tanto o PNLD 2021, 2022 e 2023 tem as mesmas características e exigências para o livro acessível. Ainda assim, destacamos abaixo um pouco sobre cada um:

PNLD 2021

  • Estudantes e professores com baixa visão receberão as mesmas obras distribuídas às suas escolas em formato digital e poderão acessá-las de acordo com as suas necessidades;
  • Também serão disponibilizadas obras em braile, para  garantir aos jovens surdos e surdos-cegos o acesso ao livro didático; 
  • As videoaulas e os vídeo tutoriais também deverão oferecer acessibilidade linguística com a devida correção por meio da janela do intérprete de Língua de Sinais Brasileira – Libras; 
  • Todo o conteúdo deve atender às normas de audiodescrição. 

PNLD 2022

  • Os estudantes e professores com deficiência poderão receber as mesmas obras distribuídas às suas escolas, em formato acessível EPUB;
  • É obrigatório oferecer acessibilidade linguística com a devida correção por meio da janela do Intérprete de Língua de Sinais Brasileira – Libras;
  • As obras literárias do Objeto 2 terão versão em formato de audiolivro.

PNLD 2023

  • Trouxe a inovação de fornecer materiais digitais, favorecendo a acessibilidade;
  • As obras utilizarão o formato HTML5, considerado a melhor opção para produção de livros didáticos em formato universal, preservando com acessibilidade características de design visual avançado e responsivo;
  • Também haverá seminários de formação dos profissionais envolvidos na produção de material didático acessível em formato digital e em braille, com apoio específico os Centros Públicos de Produção de Material Didático Acessível (CAP, NAPPB) presentes nos Estados, Municípios e no Distrito Federal.

Como o livro acessível chega às escolas?

Primeiro, o aluno deve estar matriculado na escola regular e cadastrado no censo escolar (INEP). O professor também precisa marcar no Guia do Livro Didático o tipo de acessibilidade requerida pelo aluno com deficiência no título do livro escolhido. 

Precisa de mais orientações sobre o processo de escolha? Então acesse o site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em: www.gov.br/fnde/pt-br. Para orientações sobre a reserva técnica do FNDE para os livros acessíveis acesse: www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/informe-pnld.

Fonte: Projeto Livro Acessível – Ministério da Educação

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.