Dicas para motivar alunos desinteressados
17 de novembro de 2022
A maioria dos bons alunos não nasce assim. O caráter pessoal desempenha um papel importante na vontade de aprender, mas a maioria das pessoas primeiro precisa aprender a ser estudante. Por isso, para saber como motivar os alunos para a aprendizagem, é importante lembrar que, qualquer um que tenha as competências básicas e esteja suficientemente motivado, pode ser um bom aprendiz.
Um dos maiores erros que os professores podem cometer ao buscar desenvolver seus alunos é limitar o aprendizado à sala de aula. Embora ela seja a principal fonte de ensino, o crescimento intelectual, social e acadêmico deve se estender além de sua sala de aula e envolver um crescimento pessoal.
Para isso, o primeiro passo é confiar mais neles! Se você não confia em seus alunos, eles provavelmente não o farão. Então, o melhor caminho é acreditar que todos podem chegar lá e entender que cada um tem seu tempo.
Pronto para inspirar seus alunos?
10 dicas de como motivar alunos para a aprendizagem:
- Proponha objetivos de aprendizagem claros;
- Trabalhe o hábito de leitura, independente de qual seja sua disciplina;
- Incentive a comunicação aberta e sincera;
- Introduza e incentive diferentes tipos de aprendizagem;
- Invista em aulas criativas, por meio do aprendizado baseado em jogos;
- Concentre-se no que aprendem, não no desempenho;
- Seja livre no elogio e construtivo nas críticas;
- Permita que trabalhem juntos;
- Estimule a autorreflexão;
- Dê aos alunos o máximo controle possível sobre sua própria educação.
Soluções da Editora do Brasil
Quer mais ideias para motivar alunos? A Editora do Brasil tem algumas, confira!
Mochila Literária
Exclusividade da Editora do Brasil, a Mochila Literária BlinkLearning é o projeto literário ideal para docentes e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. São quatro Mochilas Literárias, cada uma delas com quatro obras do catálogo que abordam um mesmo tema sob diferentes perspectivas:
- 6º ano: “Descobrindo o mundo: o que permite nos reconhecermos humanos?”;
- 7º ano: “O mundo é uma aventura fantástica!”;
- 8º ano: “Meu mundo e o dos outros: liberdades, desafios e oportunidades”;
- 9º ano: “Histórias do velho e do novo mundo”.
Todas acompanham uma área exclusiva para o professor, na qual ele encontra os Materiais de Apoio, como o projeto de leitura de cada obra que identifica suas características, sua relação com o tema trabalhado no ano escolar e oferece sugestões de atividades.
As obras digitais são encontradas na Área do Aluno de cada título. Na Área do Professor, estão também as sugestões de atividades de verificação de leitura, que podem ser desenvolvidas de acordo com o planejamento de aulas de cada docente.
As escolas adotantes ainda recebem suporte 100% digital e treinamento da BlinkLearning para que os professores possam aproveitar ao máximo os recursos da plataforma, como a criação de novas atividades e a análise dos relatórios de desempenho dos estudantes.
LEB
O Laboratório Educacional Brasil — LEB é um ambiente virtual elaborado para proporcionar uma experiência dinâmica com o conteúdo digital das coleções didáticas. Para os alunos, a plataforma tem recursos que complementam os assuntos estudados em sala de aula. Aos professores, traz ferramentas para a prática de ensino atrativo e de qualidade:
- Enriquecendo o aprendizado e complementação, de maneira eficiente dos assuntos trabalhados em aula;
- Com o apoio de videoaulas, galeria de imagens e atividades interativas;
- Planos de aula com temas atuais e próximos aos estudantes, como séries filmes e muito mais!
O LEB foi criado pela Editora do Brasil para incentivar professores e alunos a irem além da sala de aula e, desde então, tem se fidelizado como um grande amigo das escolas adotantes.
A grande vantagem é que sua estrutura possibilita aos educadores criar esquemas e implementar opções de aprendizagem individualizadas, o que diante das consequências do distanciamento social, como dispersão e evasão escolar, é mais do que necessário.
A personalização ocorre por meio das ferramentas pedagógicas e os recursos que visam experiências dinâmicas e práticas com os conteúdos das obras didáticas da Editora e da BNCC.
LEB Livre
No site do LEB Livre – Laboratório Educacional Brasil os educadores ainda encontram uma grande parceria na luta para descobrir como motivar os alunos para a aprendizagem. Nele, há uma grande variedade de conteúdos gratuitos para professores, gestores e estudantes: atividades, recursos digitais com acessibilidade, games, short videos, narrativas interativas e banco de questões para todos os níveis de ensino. O LEB também possui recursos para todas as etapas da Educação Básica (da Educação Infantil até o Ensino Médio).
Transformando a sala de aula em um laboratório de ideias e iniciativas inspiradoras, motivar a turma será questão de tempo!