Trabalho em equipe: como diretores e educadores podem vencer as diferenças?
3 de janeiro de 2024
Mais um ano se inicia, e, com ele, as demandas escolares começam a surgir. Para manter as estratégias e os planejamentos em dia, é preciso que diretores e educadores estejam alinhados para realizar um bom trabalho em equipe durante o ano de 2024.
A colaboração move a educação
Para tirar todas as estratégias do papel, metas e objetivos são traçados para garantir o movimento das ações. Entretanto, com as constantes cobranças vindas de diretores, coordenadores e gestores da instituição, começam a surgir alguns problemas, que podem ser evitados com algumas mudanças em sua abordagem.
Comunicação clara e assertiva
A comunicação é um dos principais pilares para evitar divergências. Investir em uma abordagem clara e assertiva, que viabiliza o diálogo entre coordenadores e professores, favorecerá a parceria entre as partes envolvidas.
Uma dica: procure por livros e cursos que discorram sobre Comunicação Não Violenta (CNV) ou acesse o site do Instituto CNV. Garantimos que essa prática promoverá uma nova forma de se relacionar no ambiente de trabalho e favorecerá sua formação continuada.
Dedicar-se à análise dos recursos disponíveis
Para além do desenvolvimento da comunicação, o trabalho em equipe também pode ser impactado caso os recursos fornecidos pela instituição sejam precarizados ou estejam em falta. Sejam eles recursos humanos, estruturais ou de valorização, cada um desses pontos deve estar alinhado às necessidades dos professores, estudantes e colaboradores.
Cogestão
Praticar a “cogestão” possibilita que os educadores façam parte das decisões da escola. Nas reuniões, separe um momento específico para debater questões administrativas, a organização de uma data sazonal ou a definição dos próximos passos para o próximo evento da escola.
Reconhecer e incentivar os docentes
Manter seu time motivado e feliz é papel fundamental dos donos da instituição e seus coordenadores. Com as palavras certas, é possível impulsionar os colaboradores pelos caminhos certos, trazendo sucesso para a instituição e para a vida dos profissionais envolvidos no êxito dos processos aplicados.
Viabilizar o trabalho em equipe exige um olhar atento, muita estratégia e comunicação assertiva. E para tudo isso acontecer, manter-se em constante movimento, em prol da solução de problemas e do próprio desenvolvimento, é uma das chaves para vencer as diferenças no ambiente escolar.