Podcast Arco 43
Arco43 #88 | Dislexia na sala de aula: o que o professor precisa saber?
A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizado por dificuldade na aquisição e fluência da leitura e escrita, processamento fonológico e na habilidade de decodificação e soletração. É na escola que a dislexia, de fato, aparece, porém nem sempre as instituições estão preparadas para apoiar o estudante disléxico. Não é por acaso que muitos portadores de dislexia desistem da vida escolar escola ou são por ela preteridos. Hoje, no #Arco43Podcast, discutimos como o professor pode se preparar para auxiliar estes jovens.
Conheça os convidados que Marcos Keller e Regiane Taveira recebem esta semana:
» Juliana Amorina: Diretora presidente do Instituto ABCD, fonoaudióloga e mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). No Instituto ABCD, integrou a rede de formadores, facilitando formações presenciais e à distância para professores e pais, passando a atuar como diretora técnica em 2016 e como diretora presidente em 2018. Na área de aprendizagem, tem experiência em avaliação e intervenção interdisciplinar das dificuldades de aprendizagem.
– IG: @iabcd, @juamorina
– Facebook: facebook.com/InstitutoABCD
– Site: www.institutoabcd.org.br
» Maria Inez De Luca: Psicóloga com especialização em Neuropsicologia, pós-graduada em Aprendizagem, mestra em Psicologia da Saúde. vice-presidente voluntária da ABD – Associação Brasileira de Dislexia.
– IG: @dislexia.abdoficial, @inezdeluca.psi
– Facebook: www.facebook.com/AssociacaoBrasileiradeDislexia
– Site: www.dislexia.org.br
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Marco Vieira e Douglas Oliani
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #87 | Tendências Educacionais pós-pandemia
Pensar no futuro da educação é lidar com os mistérios do que será a escola pós-pandemia. O cenário de afastamento social trouxe a necessidade de reinventar processos e aliar a criatividade à tecnologia, para que a educação chegasse até os estudantes. Como tudo isso se refletirá na volta definitiva às aulas presenciais? O que deve mudar na relação entre família e escola? E o lado psicológico de estudantes, educadores e equipe escolar? É o que discutimos no #Arco43Podcast de hoje.
Conheça os convidados que Marcos Keller e Regiane Taveira recebem esta semana:
» Marco Vieira: Head Pedagógico e Product Owner na Plataforma A+, é doutor em Física, fundador de uma grande rede de escolas no Rio de Janeiro e atua na área da Educação há mais de 20 anos.
– IG: @prof.marcovieira, @plataformaamais
– LinkedIn: linkedin.com/in/profmarcovieira
– Site: www.plataformaamais.com.br
» Douglas Oliani: Administrador, Gestor Educacional, Consultor Educacional, Professor de Ensino Superior e Palestrante. Fundador da Santos & Oliani, Consultoria e Assessoria Educacional. Atual presidente do SINEPE/PR – Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Paraná, membro do Conselho Gestor das Faculdades Itecne/ Madalena Sofia.
– LinkedIn: linkedin.com/in/douglas-oliani-48bb2988
– Site SINEPE/PR: www.sinepepr.org.br
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Marco Vieira e Douglas Oliani
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #86 | O professor gestor e o Novo Ensino Médio
O professor gestor é um participante ativo da comunidade escolar e da aprendizagem, atuando tanto no funcionamento da instituição quanto em seu desenvolvimento. Esse profissional atua nas decisões didático-pedagógicas, conhece bem os objetivos e o funcionamento de sua escola e está sempre em busca de planos de ação e dinâmicas para inovar em suas aulas com criatividade para prender a atenção e estimular a participação dos estudantes. Mas como esse professor pode conciliar o desenvolvimento profissional, organizacional e práticas docentes além da relação ensino-aprendizagem previstas no Novo Ensino Médio? Isto é o que vamos discutir no Arco43 Podcast de hoje.
Conheça os convidados que Marcos Keller e Regiane Taveira recebem esta semana:
» Sueli Trajano de Souza: Especialista em educação com 13 anos de experiência em Educação Básica e profissionalizante no âmbito da gestão diretiva, coordenação e gerenciamento de projetos escolares diversos, elaboração e gestão de processos educacionais, elaboração e implementação de propostas pedagógicas, modelagens curriculares, atuação em educação tecnológica em organizações educacionais, coordenação, organização e participação em olimpíadas de educação profissional e torneios de robótica educacional. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Educação da Brainz Group, empresa brasileira com a missão de levar uma educação inovadora para todos, desenvolvendo soluções que se integram aos recursos e ferramentas das maiores empresas de tecnologia do mundo. Seja qual for o viés tecnológico da instituição, proporcionam projetos educacionais personalizados que integram de forma 360° todos os setores da unidade escolar.
– IG: @bigbraineducation, @suelitrajano
– LinkedIn: linkedin.com/in/sueli-trajano-51227963
– Site: bigbrain.com.br
» Bruno Alvarez: Linguista formado pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Linguística Aplicada e MBA em Gestão Escolar. É Coordenador da área de Língua Portuguesa, Gestor de Linguagens e Coordenador Pedagógico do Ensino Médio no Colégio Pentágono, onde atua há mais de 10 anos.
– Email: bruno.alvarez@colegiopentagono.com
– LinkedIn: linkedin.com/in/blpalvarez
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Sueli Trajano de Souza e Bruno Alvarez
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
O X da Questão #22 – O “Era uma Vez…” ainda tem espaço na escola?
Era uma vez, em um reino muito distante chamado Brasil, onde os adultos exigiam cada vez mais responsabilidades das crianças e cobravam maturidade delas. Até que um dia, um mago chamado Marcos Keller chegou a essas terras, subiu no pico mais alto cercado por uma densa névoa e bradou: “O ERA UMA VEZ TEM ESPAÇO NA ESCOLA?”.
Quer saber o que mais ele disse lá do alto? O mago Marcos Keller abre sua bolsa de poções para desvendar o X da Questão em um novo episódio da pílula quinzenal do Arco43 Podcast!
O Arco43 Podcast é uma publicação da Editora do Brasil S/A. As opiniões expressas no programa são de responsabilidade dos respectivos convidados e não expressam necessariamente a opinião da empresa ou de seus colaboradores.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #85 | A avaliação: um processo formativo
A avaliação escolar, vista de forma tradicional, com provas e notas, se torna um mecanismo de exclusão e até mesmo de punição para alguns estudantes. Contudo, a prática avaliativa deve ser revista para não ser mais utilizada somente com finalidade classificatória e seletiva, mas sim com propósitos diagnósticos e inclusivos. Ela deve ser um espelho para que a escola, os professores e também os estudantes voltem o olhar para si mesmos, buscando as transformações das suas práticas e desenvolvimento. No Arco43 Podcast de hoje vamos discutir a avaliação formativa.
Conheça os convidados que Marcos Keller e Regiane Taveira recebem esta semana:
Janaína Mourão: Bacharel e licenciada em Geografia pela UnB, mestra em Geografia pela UFG e doutora em Geografia pela UnB. Foi professora visitante na Graduate School of Education da Universidade de Stanford. Além disso, exerceu os seguintes cargos de gestão em diferentes instituições: Coordenadora de Inovação, Gerente de Internacionalização, Coordenadora de Formação e Capacitação Docente, Coordenadora Pedagógica e Diretora Acadêmica Adjunta. Desde 2009 tem atuado como professora universitária e de educação básica. Em 2011, ganhou o Prêmio Jovem Agente de Cultura do Minc, por ensinar literatura a deficientes visuais utilizando mapas táteis. Fundou a EducaEthos, escola de formação humana, para auxiliar professores da rede pública e privada a engajarem e motivarem os alunos, além de promoverem uma formação integral. Produz materiais de ensino de Geografia.
– IG: @educaethos
– Site: educaethos.com.br
– YouTube: youtube.com/user/MeninaFlautitante
Paulo Emílio de Castro Andrade: Diretor de Educação do Instituto Iungo. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP. Professor do IEC/PUC Minas.
– IG: @institutoiungo
– Site: iungo.org.br
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Janaína Mourão e Paulo Emílio de Castro Andrade
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #84 | Educação Antirracista: o que é e como construí-la
Quando falamos sobre educação antirracista, além de abordar as histórias e culturas afro-brasileira e indígena, é preciso abrir o debate sobre o racismo estrutural, para que haja compreensão dos sintomas sociais provocados pela disparidade racial. A escravidão durou 388 anos, porém os brasileiros convivem oficialmente sem ela há apenas 132 anos. Historicamente, é recente e os vestígios ainda são nítidos. Discutimos isso e muito mais no programa de hoje.
Conheça os convidados que Marcos Keller e Regiane Taveira recebem esta semana:
Bruna Santiago: Graduada em História pela Universidade Federal de Campina Grande, Mestranda pela Universidade Federal de Sergipe, coordenadora do Grupo de Estudos Literários em Escrituras Negras e Professora do Portal Pretitudes.
– IG: @leituraspretas
– YouTube: youtube.com/user/brunaasantiago
Silvia Panazzo: Bacharelada e licenciada em História, graduada em Pedagogia e Pós-graduada em Uso das Tecnologias na Aprendizagem, autora de livros didáticos, sendo as publicações mais recentes pela Editora do Brasil: Coleção Apoema História (para o Fundamental 2) e Interação Humanas (para o Ensino Médio), Professora de História na rede particular da cidade de São Paulo e Pesquisadora da Educação em Relações Étnico-Raciais. Atualmente, também exerce a presidência da Abrale (Associação Brasileira de Autores de Livros Educativos).
– IG: @silpanazzo
– FB: facebook.com/silvia.panazzo
– LinkedIn: linkedin.com/in/silvia-panazzo-b3162239
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Bruna Santiago e Silvia Panazzo
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A