Podcast Arco 43
O X da Questão #18 – Ainda é possível trabalhar com o dicionário em sala de aula?
O #XdaQuestão de hoje é: ainda é possível trabalhar com o dicionário em sala de aula?
Você que está aqui, lendo esta legenda, por acaso, abriu um dicionário impresso e buscou a palavra “basculho”, quando ela ficou em alta há algumas semanas? Em tempos de buscas ágeis no celular, será que o bom e velho “pai dos burros” ainda tem um papel a desempenhar nas mãos dos estudantes?
Venha desvendar o X da Questão com o professor Marcos Keller em um novo episódio da pílula quinzenal do Arco43 Podcast!
O Arco43 Podcast é uma publicação da Editora do Brasil S/A. As opiniões expressas no programa são de responsabilidade dos respectivos convidados e não expressam necessariamente a opinião da empresa ou de seus colaboradores.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #73 | Volta às aulas presenciais para pessoas com deficiência
Independente do momento complicado que passamos, as pessoas com deficiência (assim como qualquer cidadão) têm o direito à informação, saúde e educação de qualidade e, portanto, é preciso envolver estudantes, educadores, famílias, diretores e gestores de escolas a fim de disponibilizar meios para que a educação e a segurança sanitária dos estudantes com deficiência seja garantida. Neste programa discutimos o eventual retorno às aulas presenciais para pessoas com deficiência: viabilidade, acolhimento, protocolos, ensino híbrido e reflexões deste último ano sobre o papel de cada um para melhorar a educação inclusiva e não deixar nenhum estudante para trás.
Para responder a esta pergunta Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Liliane Garcez e Camila Domingues Ferreira no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!
Convidados:
Liliane Garcez: Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; psicóloga pelo Instituto de Psicologia da mesma universidade; e administradora pública pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas. Especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais. Atuou na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação e na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Presidência da República. Foi coordenadora geral da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na cidade de São Paulo.
Camila Domingues Ferreira: Camila Domingues Ferreira é Pedagoga com pós-graduação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Psicopedagogia, Ludopedagogia, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação Especial com ênfase em Deficiência visual. Atua no Atendimento Educacional Especializado e é professora efetiva na Prefeitura Municipal de Francisco Morato.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Liliane Garcez e Camila Domingues Ferreira
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #72 | Educação Midiática: o letramento digital na formação do estudante
Todo mundo produz e consome conteúdo, mas o excesso de informações é um desafio ao senso crítico. Como diferenciar fatos de opiniões? Como produzir e compartilhar mensagens com responsabilidade? Não basta ler o que chega às nossas mãos. Por isso, a principal preocupação atualmente é instrumentalizar o estudante para que ele saiba acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos. E é disso que se trata a Educação Midiática, tema de hoje do Arco43 Podcast.
Para responder a esta pergunta Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Marta Relvas e Paulo Rota no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!
Convidados:
Patricia Blanco: Formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM, foi durante três anos Diretora Executiva do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – ETCO. É atualmente Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta. É membro do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária – CONAR; membro da Comissão Permanente de Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos, conselheira titular do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e membro colaborador da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB-SP. É organizadora de diversos livros, entre eles, o Liberdade de Expressão – Questões da Atualidade (2019) e o Avanços e Desafios da Liberdade de Expressão – 10 anos de Palavra Aberta, lançado em junho de 2020.
Mônica Gouvêa: Socióloga, Psicóloga e Mestre em Educação, atua na área pedagógica há 28 anos. Trabalhou como professora e coordenadora de escolas da cidade de São Paulo e foi formadora de professores e gestores da rede pública de ensino. Desde 2014 é Diretora Educacional da editora Magia de Ler, que edita o Jornal Joca. Em 2020 organizou o material Educação Midiática para crianças e jovens, publicação que está disponível para download gratuito no Portal Joca.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Patricia Blanco e Mônica Gouvêa:
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
O X da Questão #17 – O que define uma boa escola?
O #XdaQuestão de hoje é: O que define uma boa escola?
Afinal, como saber se uma instituição é boa ou não? Pontuações em rankings? Estudantes nota 10 que passam em todos os vestibulares? Ótimos professores? Uma política de acolhimento ao jovem? Qual é o objetivo da escola?
Venha desvendar o X da Questão com o professor Marcos Keller!
O Arco43 Podcast é uma publicação da Editora do Brasil S/A. As opiniões expressas no programa são de responsabilidade dos respectivos convidados e não expressam necessariamente a opinião da empresa ou de seus colaboradores.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #71 | Volta às aulas: como trabalhar as competências socioemocionais dos professores
O retorno às atividades presenciais demandará muito cuidado das instituições e principalmente dos professores. Além dos protocolos sanitários, será preciso definir estratégias de nivelamento do aprendizado dos estudantes para a retomada e, principalmente, de acolhimento. Porém, os educadores também passaram por momentos de insegurança e incerteza. Como trabalhar as competências socioemocionais com eles pode auxiliá-los no retorno?
Para responder a esta pergunta Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Marta Relvas e Paulo Rota no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!
Convidados:
Marta Relvas: Professora, Bióloga, Phd em Educação, Doutora e Mestre em Psicanálise e Neuroanatomia, especialista em Bioética aplicada e Psicopedagoga. Lançou recentemente, pela Editora do Brasil, o livro Neurociências de Bolso – A contribuição das Neurociências para o processo da aprendizagem escolar
Paulo Rota: Bacharel e licenciado em História (PUC- SP), Mestre em Tecnologia e Educação no TIDD (Tecnologias da Inteligência e Design Digital- PUC-SP); Pós-graduação em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica(Universidade Veiga de Almeida); Autor de livros: Projeto de vida, Projetos Integradores e Formação de professores. Professor, coordenador e gestor escolar da Educação Básica. Coordenador e autor de materiais didáticos em Educação Integral e desenvolvimento de competências socioemocionais. Consultor de Currículo e Educação Integral de Secretarias de Educação e de organizações da sociedade civil. Colaborador do MEC dos Referenciais Curriculares para elaboração de Itinerários Formativos.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Marta Relvas e Paulo Rota
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #70 | O que você quer ser quando crescer?
Quem não se lembra de ser questionado pelos adultos sobre o que queremos ser quando crescermos? Até que, no Ensino Médio, reta final da vida escolar e início da materialização da resposta a esta pergunta, nos questionamos sobre o que de fato queremos. Mas e aí, será que realmente sabemos as respostas?
No programa de hoje do Arco43 Podcast, Marcos Keller e Regiane Taveira batem um papo sobre como os educadores podem auxiliar os estudantes a encontrarem seus próprios caminho. E para isso recebem Roseli Martinez, Graduada em Psicologia, Mestre em Administração com 20 anos de experiência como Gestora de Recursos Humanos e atualmente é Coordenadora Acadêmica na Faculdade Sequencial; e Bárbara Haddad Junqueira: Psicóloga e Mestre pela PUC-SP, atua na ONG CAMP CENTRO e em consultório particular.
Convidadas:
Roseli Martinez: Graduada em Psicologia (Universidade São Marcos) e Mestre em Administração (Universidade Cidade de São Paula). Experiência de 20 anos como Gestora de Recursos Humanos. Mais de 30 anos de experiência como Docente no ensino superior na graduação e pós-graduação e mais de 17 anos como Coordenadora de Curso Superior e Coordenadora Acadêmica. Atualmente é Coordenadora Acadêmica na Faculdade Sequencial. Adora estar afetivamente com pessoas e dialogar com as mesmas, pois através do afeto e do diálogo acontece o aprender e ensinar.
Bárbara Haddad Junqueira: Psicóloga e mestre pela PUC-SP, atuando na ong CAMP CENTRO e em consultório particular.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidadas: Roseli Martinez e Bárbara Haddad Junqueira
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A