Podcast Arco 43

Arco43 #96 | Protagonismo e Liderança Estudantil: jovens no comando

É fundamental incentivar os jovens a assumirem papéis na sociedade e promover autonomia do estudante para a construção de sua vida pós-escola. A escola deve ser um espaço de formação de cidadãos conscientes e de incentivo para jovens líderes, que podem exercer um papel fundamental na vida de seus colegas. Hoje, no #Arco43Podcast vamos bater um papo sobre essas lideranças jovens que chegam para inspirar e despertar o interesse dos estudantes para que sejam autores de suas histórias

Conheça os convidados que Marcos Keller e Regiane Taveira recebem esta semana:

 

» Rozana Barroso: Estudante de cursinho pré-vestibular e presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).
– IG Rozana: @rozana.barroso
– IG UBES: @ubesoficial
– Twitter: @RozanaBarroso
– Tik Tok: @rozanabarroso
– Site: ubes.org.br

 

» Victor Valle: Graduando de Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Diretor Acadêmico da Clínica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto
– LinkedIn: linkedin.com/in/victor-valle-6567571a8
– Site: cpannusp.com

 

Arco43 Podcast

  • Apresentação: Marcos Keller
  • Comentarista: Regiane Taveira
  • Convidados: Rozana Barroso e Victor Valle
  • Produção e Execução: Agência Bowie
  • Coordenação do Projeto: Livia Garcia

Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A

Ler mais >

O X da Questão #26 – Como aprender Filosofia pode ajudar os jovens a entender seu lugar no mundo?

Quando o filósofo Sócrates disse “só sei que nada sei”, ele reconheceu a importância de admitir que não sabe e está disposto a aprender. Essa afirmação é um ótimo ponto de partida na busca do conhecimento e a Filosofia nos dá as ferramentas para alcançarmos este entendimento e nos tornarmos bons pensadores. Mas como ser um bom pensador pode ajudar na vida contemporânea?

Marcos Keller, professor de História e Filosofia, está em seu elemento e vai te ajudar a encontrar o #XdaQuestão de hoje!

 

Arco43 Podcast é uma publicação da Editora do Brasil S/A. As opiniões expressas no programa são de responsabilidade dos respectivos convidados e não expressam necessariamente a opinião da empresa ou de seus colaboradores.

Arco43 Podcast

  • Apresentação: Marcos Keller
  • Produção e Execução: Agência Bowie
  • Coordenação do Projeto: Livia Garcia

Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A

Ler mais >

Arco43 #95 | Desenvolvimento de programas e ações de formação e capacitação

Manter-se atualizado sobre novas metodologias e desenvolver práticas pedagógicas mais eficientes são alguns dos principais desafios da profissão de professor. Concluir a licenciatura e a formação pedagógica é apenas o início do longo processo de capacitação que não pode ser interrompido enquanto existirem crianças e jovens em formação. Hoje, no #Arco43Podcast vamos bater um papo sobre o desenvolvimento de programas de capacitação e formação de professores.

Conheça os convidados que Marcos Keller e Regiane Taveira recebem esta semana:

 

» Andressa Dozzi Tezza: Professora, consultora, Apple Teacher e APL – Apple Professional Learning Provider, atua há mais de dez anos na área educacional com experiência em docência para Educação Básica e formação de professores em Metodologias Ativas, Aprendizagem Cooperativa, Neurociência na Educação, BNCC e Competências Socioemocionais. É também autora e revisora de materiais educacionais da Faz Educação, como Ensino Híbrido, relacionamento entre família e escola, tecnologia na educação, entre outros. Responsável pela organização de conteúdos de livros educacionais de Jogos Cooperativos para a Sala de Aula e Aprendizagem Cooperativa.
– IG Andressa: @andressa.tezza
– IG Faz Educação: @fazeducacao
– LinkedIn Andressa: linkedin.com/in/andressatezza
– LinkedIn Faz Educação: linkedin.com/company/fazeducacao
– YouTube: youtube.com/c/FazEducação
– Site: fazeducacao.com.br

 

» Luís Márcio Barbosa: Coordenador executivo em inovação educacional da Fundação Vanzolini. Psicólogo pela PUC/SP, trabalhou durante 35 anos na área de Educação Básica como coordenador e gestor de instituição escolar, respondendo por projetos de formação e de assessoria e consultoria em análise e organização curricular. Tem atuado na área de Educação da Fundação Vanzolini no apoio à gestão de portfólio de projetos educacionais em larga escala que se utilizam do apoio de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).
– IG: @fundacaovanzolini
– LinkedIn: linkedin.com/in/luis-marcio-barbosa-2189bb24
– YouTube: youtube.com/c/FundaçãoVanzoliniOficial
– Site: vanzolini.org.br

 

Arco43 Podcast

  • Apresentação: Marcos Keller
  • Comentarista: Regiane Taveira
  • Convidados: Andressa Dozzi Tezza e Luís Márcio Barbosa
  • Produção e Execução: Agência Bowie
  • Coordenação do Projeto: Livia Garcia

Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A

Ler mais >

Arco43 #94 | Tecnologia educacional: o que funcionaria na minha escola?

O advento do ensino remoto turbinou a demanda por conteúdos ferramentas online. A todo instante, novas tecnologias surgem para apoiar estudantes e professores no processo de ensino e aprendizagem. Um recurso proveniente dessa revolução é a curadoria: processo que inclui selecionardeterminar relevânciacategorizaratualizar e distribuir adequadamente conteúdos e recursos tecnológicos educacionais. Mas como vou saber o que funciona na minha escola? É o que discutimos no #Arco43Podcast de hoje.

 

Conheça os convidados que Marcos Keller e Regiane Taveira recebem esta semana:

 

» Alvaro Cruz: Vice-Presidente do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação. Formado em Arquitetura pela USP e Direito pela UNIP, MBA em Strategic Planning – Global Business pela University of Pittsburgh em 2002. Em 2009 participou do Global CEO Program no IESE Business School na Espanha, Wharton School nos EUA e CEIBs na China com foco em Strategy and Global Planning. Investidor anjo em StartUps, diretor de marketing no QMágico, country manager na Mind Group International e diretor na Mind Lab, entre 2009 e 2012. Ocupou cargos de CEO na LEGO Education Brazil e COO na Lego ZOOM Int./Denmark/Brazil, entre 2007 e 2009. Trabalhou como diretor de desenvolvimento da Kroton Education, entre 2004 e 2007.
– IG Educacional: @ecossistemaeducacional
– IG Alvaro: @alcruz
– LinkedIn: linkedin.com/in/alvarocrz
– YouTube: youtube.com/c/EducacionalEcossistemadeTecnologiaeInovação
– Site: educacional.com.br

 

» Alessandra Debone: Formada em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina, e membro do Columbia Women’s Leadership Network in Brazil, da Universidade Columbia, Alessandra sempre gostou de trabalhar à frente de projetos que causassem impacto positivo na vida das pessoas. No CIEB desde de 2020, Alessandra é especialista em Recursos Educacionais Digitais e responsável pela implementação da Iniciativa Escola Conectada, uma iniciativa do MEC apoiada pelo BNDES. Ela também já ocupou cargos de gestão no executivo municipal e estadual e desenvolveu novas estratégias de monitoramento e avaliação de programas estratégicos na área de saúde pública e esteve à frente da área de tecnologia da Secretaria de Educação de Recife.
– IG CIEB: @cieb.inovacao
– IG Alessandra: @alessandradebone
– LinkedIn: linkedin.com/in/alessandradebone
– YouTube: youtube.com/c/CIEB_net
– Site: cieb.net.br/quem-somos

 

Arco43 Podcast

  • Apresentação: Marcos Keller
  • Comentarista: Regiane Taveira
  • Convidados: Alvaro Cruz e Alessandra Debone
  • Produção e Execução: Agência Bowie
  • Coordenação do Projeto: Livia Garcia

Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A

Ler mais >

O X da Questão #25 – PNLD 2022, o que muda para a Educação Infantil?

Educação Infantil é a base de toda a vida escolar da criança, portanto, investir em boas práticas para apoiar o processo de ensino-aprendizagem é promover o desenvolvimento de futuros cidadãos engajados e uma sociedade melhor como um todo. Mas onde o PNLD 2022 entra nisso tudo?

Encontre as respostas às suas dúvidas com o professor Marcos Keller em mais este #XdaQuestão!

 

Arco43 Podcast é uma publicação da Editora do Brasil S/A. As opiniões expressas no programa são de responsabilidade dos respectivos convidados e não expressam necessariamente a opinião da empresa ou de seus colaboradores.

Arco43 Podcast

  • Apresentação: Marcos Keller
  • Produção e Execução: Agência Bowie
  • Coordenação do Projeto: Livia Garcia

Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A

Ler mais >

Arco43 #93 | Reflexões sobre a redação do Enem

Estudar para o Enem não é uma tarefa fácil, principalmente quando os estudantes se preparam para enfrentar a temida redação do exame e dos demais vestibulares. Mas, será que essa parte da prova é tão aterrorizante assim? Como o estudante pode preparar argumentação sobre um tema que vai saber apenas na hora da prova em um ambiente de pressão? No #Arco43Podcast desta semana vamos bater um papo e refletir sobre o que é uma boa redação e como melhorar a escrita.

Conheça os convidados que Marcos Keller e Regiane Taveira recebem esta semana:

 

» Mônica Arouca: Jornalista, mestre e doutora em Ciências da Linguagem, criadora de um método patenteado de correção de textos e fundadora do Grupo Educacional Intertexto.
– IG Escola Intertexto: @escolaintertexto
– IG Mônica: @monica.arouca
– Site: grupointertexto.com.br

 

» Bernardo Soares: Professor de Redação e mestrando pela Universidade de Lisboa, trabalha com turmas de Ensino Médio e pré-vestibular há 6 anos.
– IG: @be_soares e @profbe_soares
– Twitter: @be_soares
– LinkedIn: linkedin.com/in/bernardo-soares

 

Arco43 Podcast

  • Apresentação: Marcos Keller
  • Comentarista: Regiane Taveira
  • Convidados: Mônica Arouca e Bernardo Soares
  • Produção e Execução: Agência Bowie
  • Coordenação do Projeto: Livia Garcia

Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A

Ler mais >
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.