Podcast Arco 43
Arco43 #79 | O trabalho com projetos interdisciplinares: um olhar especial e um olhar pedagógico
Existe um saber além das disciplinas que habita nas entrelinhas – onde todas as áreas do conhecimento convergem e conversam. Este saber precisa ser exercitado e compreendido. Ao promover um diálogo entre as diversas disciplinas, os projetos interdisciplinares levam o estudante a conhecer de perto os mecanismos do mundo e da sociedade ao observar como as engrenagens exploradas em cada disciplina funcionam em conjunto. No programa de hoje do Arco43 Podcast discutimos o papel do professor como facilitador desta mobilização do conhecimento.
Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Kamilla Marra e Rudney Soares no Arco43 Podcast. Bem-vindo à sua sala dos professores virtual!
Conheça os convidados:
Kamilla Marra: Mestre em Teoria e Crítica Literária pela PUC Goiás, pós-graduanda em Gestão Escolar, graduada em Letras (português-inglês). Certificada pelo programa da Microsoft para professores 2019–2021. Educadora Midiática certificada pelo Instituto Palavra Aberta. Experiência na área da educação como professora, palestrante e assessora, atuando principalmente na educação básica.
Rudney Soares: Pedagogo e Doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Educador com larga experiência e destacada atuação como professor de Língua Portuguesa e Literatura, coordenador pedagógico e de linguagens em grandes instituições de ensino de São Paulo. Atua há mais de 17 anos na Educação Básica e no Ensino Superior de instituições públicas e privadas. Nos últimos anos, tem se dedicado à formação de professores e à coordenação pedagógica, desempenhando papel central na integração de equipes docentes e na implementação de metodologias que aprimorem o planejamento de diferentes componentes curriculares.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Kamilla Marra e Rudney Soares
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #78 | Inovar as práticas pedagógicas e mobilizar para a aprendizagem
Inovar é formar atitudes e valores, manusear estratégias de ensino-aprendizagem criativas e dinâmicas, desenvolver o protagonismo, é superar resistência por parte de colegas e dos próprios estudantes, é instigar os estudantes à crítica sobre a realidade, ao uso da arte como ferramenta pedagógica, é romper com a dicotomia entre teoria e prática, é ter compromisso com as mudanças sociais. No programa de hoje do Arco43 Podcast vamos conversar sobre o que é inovar dentro e fora da sala de aula.
Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Sueli Cain de Oliveira e Luiz Fernando Barros no Arco43 Podcast. Bem-vindo à sua sala dos professores virtual!
Conheça os convidados:
Sueli Cain de Oliveira: Sueli Cain de Oliveira é formada em Letras, Pós-graduada em Língua Portuguesa, Especialista em Educação, Mestre em Linguística pela USP. Certificada pelo British Council como participante no Programme School Leadership UK Study, na Inglaterra. Autora de livros na área de comunicação e Língua Portuguesa. Foi professora do Ensino Infantil ao Ensino Superior. Ministra cursos sobre metodologias educacionais para professores. Fez parte do corpo editorial da Revista Contexto. Hoje é Diretora do Colégio Mater Dei e Diretora Acadêmica do Grupo Educacional Weducation.
Luiz Fernando Barros: Com mais de 20 anos de experiência em Educação, do Ensino Fundamental à Pós-graduação, Luiz Fernando Barros é Diretor do Polo Educacional Sesc e da Escola Sesc de Ensino Médio. É formado e pós-graduado em Letras pela UERJ, Mestre e Doutor em Literatura pela UFRJ. Tem MBA em Administração Escolar e Formação para Direção Escolar pela NAIS – National Association of Independent Schools.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Sueli Cain de Oliveira e Luiz Fernando Barros
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #77 | Como desenvolver aprendizagem ativa através do Ensino Híbrido?
Quando discutimos metodologias ativas, falamos sobre a autonomia do estudante na construção do seu próprio conhecimento. Este é um dos principais pontos propostos no Ensino Híbrido e, pensando na mudança do perfil de comportamento das novas gerações, é preciso acompanhar as novas tecnologias e utilizá-las em sala de aula a fim de despertar o interesse dos estudantes. Este é o ponto de partida do programa de hoje.
Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Marcos Lopes e Fernanda Alves no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!
Conheça os convidados:
Marcos Lopes: Assessor Pedagógico da Editora do Brasil, atuando nas Regiões dos estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Amazonas, graduado em Pedagogia com Habilitação em Administração e Supervisão Educacional, pós-graduado em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Professor de Séries Iniciais – Magistério Normal. 19 anos de experiência no Mercado Educacional como Professor Tutor na modalidade Educação à distância, Coordenador pedagógico do Programa Projovem Urbano – SEMEC/PA, Coordenador em Unidade do Programa PRONATEC – SEDUC/PA, Coordenador geral do Projeto de redução da distorção idade/ano na rede estadual de educação do estado do Pará – MUNDIAR – SEDUC/PA.
Fernanda Alves: Apaixonada por todos os tipos de letramentos. Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp (2014), professora da educação básica e atuou no mercado editorial. Em 2015, aceitou o desafio de mudar de área e passou a compor o time Nuvem Mestra. Fez de tudo um pouco (oficinas, coordenação) e atualmente lidera a equipe pedagógica e os projetos de transformação digital, além de ser professora de Metodologia do Ensino de Espanhol na FEUSP.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Marcos Lopes e Fernanda Alves
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #76 | O ensino contextualizado da matemática em sala de aula
Mas, professora, para que serve isso que a senhora está explicando? Quando vou usar? Não é preciso apresentar ao estudante somente situações de ensino ligadas ao cotidiano ou de aspectos utilitários, porém, para uma aprendizagem efetiva da Matemática, é preciso que o estudante compreenda o que está fazendo e atribua significado ao conteúdo. Se o processo faz sentido para ele, há prazer em aprender e a retenção é maior. É sobre isso que conversamos no programa de hoje.
Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Luiz Roberto Dante e Gardênia Viana no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!
Conheça os convidados:
Luiz Roberto Dante: Doutor em Psicologia da Educação: Ensino da Matemática pela PUC-SP; Livre-docente em Educação Matemática pela UNESP – Rio Claro; Mestre em Matemática pela USP – São Carlos; Licenciado em Matemática pela UNESP – Rio Claro; Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Ex-Secretário Executivo do Comitê Interamericano de Educação Matemática; Autor de diversos livros didáticos e paradidáticos de Matemática incluindo Ensino de Matemática de Bolso, Passaporte Enem – Matemática, a série Raciocínio e cálculo mental: Atividades de Matemática, publicados pela Editora do Brasil. Deu sua primeira aula em 1969. Além de professor e autor, também atuou como goleiro no São Paulo Futebol Clube, pelo time do Rio Claro e no Velo Clube Rioclarense, antes de pendurar as luvas.
Gardênia Viana: Entusiasta da transformação educacional, pesquisadora de inovações e tecnologia educacional, atuante na educação há 10 anos, é mestre em filosofia pela UFPE, licenciada e bacharel em filosofia, também pela UFPE. Assessora Pedagógica na EDITORA DO BRASIL. Professora convidada na pós-graduação de Metodologias Ativas e Novas Tecnologias Aplicadas à Educação da FAFIRE. Mentora de empreendedorismo educacional no Porto Social. Faz parte da Rede de Parceiros do Polo Tecnológico e Criativo da UFPE. Foi mentora de negócios no Hackathon Internacional Space Apps Challenge NASA em 2020.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Luiz Roberto Dante e Gardênia Viana
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
O X da Questão #19 – Como o hoje será lembrado pelos estudantes em 30 anos?
O #XdaQuestão de hoje é: Como o hoje será lembrado pelos estudantes em 30 anos?
Já parou para pensar que estamos vivendo um momento que, além de estranho e preocupante, é histórico? Que daqui 30 anos, professores e estudantes conversarão sobre os impactos deste último ano na trajetória do ser humano na Terra? E as emoções que sentimos? O que nós, jovens e adultos levaremos em nossa bagagem para contar daqui três décadas? Você consegue imaginar como contará a sua versão destes últimos 365 dias no futuro?
Venha desvendar o X da Questão com o professor Marcos Keller neste novo episódio da pílula quinzenal do Arco43 Podcast!
O Arco43 Podcast é uma publicação da Editora do Brasil S/A. As opiniões expressas no programa são de responsabilidade dos respectivos convidados e não expressam necessariamente a opinião da empresa ou de seus colaboradores.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #75 | Finanças, juventude e redes sociais – como conciliar?
Em uma sociedade conectada à informação rápida e diversa, é preciso saber lidar com o consumo e o desejo estimulados pelo impacto da publicidade. O jovem, muito cedo, entra em contato com o dinheiro, portanto, educá-los financeiramente constitui um desafio para pais e professores. Como a educação financeira pode ajudar estes jovens cidadãos a serem mais criteriosos em relação aos recursos financeiros e a entenderem e adotarem o consumo consciente na vida adulta? É o que vamos discutir hoje, no Arco43 Podcast.
Para responder a estas perguntas Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Maria Gullo e Alysson Ramos Artuso no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!
Convidados:
Maria Gullo: Graduada em Administração de Empresas pela FAAP, trabalhou com organização e planejamento de eventos nacionais e internacionais. Foi diretora de Planejamento Estratégico e Marketing de shoppings por 12 anos. Atua no Terceiro Setor há mais de 20 anos, é consultora de projetos de impacto, sendo sócia – fundadora da Associação Agente Cidadão (1999), conselheira do Colégio Mão Amiga. Em 2018 cofundou a Plataforma de doação BSocial, que tem como desafio incentivar e promover a Cultura de doação de forma duradoura.
Alysson Ramos Artuso: Professor de Ensino Médio e Pós-graduação no Instituto Federal do Paraná. Graduação em Física, Mestre em Educação e Doutor em Métodos Numéricos. Pesquisa sobre educação, finanças e criminologia. Autor de materiais didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Maria Gullo e Alysson Ramos Artuso
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A